quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Almas à venda

“Almas à venda” tem atmosfera bizarra que lembra os trabalhos de Charlie Kaufman e premissa que nos remete a “Quero ser John Malkovich”. O filme tem todos os ingredientes para figurar no topo do ‘cinema excêntrico’, mas a direção pouco ousada fez a produção não brilhar tanto nesse 'subgênero'.

O ator Paul Giamatti, que interpreta ele mesmo, vive uma crise existencial que o faz ficar sem inspirações no trabalho. Para resolver esse problema, ele acaba indo a um ‘armazém de almas’, um laboratório particular que oferece eliminar angústias. Após extrair sua alma e alugar outra para ajudá-lo em uma peça teatral, Giamatti descobre que sua alma foi parar nas mãos de traficantes russos.

Quando digo direção pouco ousada é no sentido de os realizadores optarem por um trabalho mais burocrático na transformação do roteiro em filme. De fato, “Almas à venda” tem uma ideia interessante, mas faltou carisma da diretora e roteirista estreante Sophie Barthes para que o produto final ficasse ainda mais atraente e excentricamente irresistível, como nas obras de Charlie Kaufman.

Entretanto, “Almas à venda” não deixa de ser um filme corajoso, é bem filmado, tem uma bela fotografia e tem enredo sobre alma e psicologia humana inspirada em “Quero Ser John Malkovich” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”. Tudo isso tem pitadas de humor e de literatura russa representada pelo momento de intertextualidade da trama em que mostra a montagem teatral de Tio Vanya, de Anton Tchekhov.

A participação de Paul Giamatti é marcante e aqui ele tem uma de suas melhores interpretações. Seu jeito desconfiado, sua presença instável e depressiva e seu talento ímpar em cena chegam a ser maior que o próprio filme, que merecia ser mais audacioso ou, em outras palavras, ter mais alma.

Almas à venda (Cold Souls)
EUA, França, 2009 - 101 minutos
Comédia / Drama / Ficção científica
Direção: Sophie Barthes
Roteiro: Sophie Barthes
Elenco: Paul Giamatti, David Strathairn, Dina Korzun, Emily Watson, Katheryn Winnick, Lauren Ambrose, Boris Kievsky
Trailer: clique aqui
Cotação: * * *