sexta-feira, 27 de abril de 2012

Machete

Se a sétima arte é uma escola, Quentin Tarantino é um dos professores mais adorados e copiados do cinema contemporâneo. Um de seus ilustres alunos é Robert Rodriguez, com quem já trabalhou como ‘orientador’ em “A balada do pistoleiro”, “Um drink no inferno”, em um trecho de “Sin City – A cidade do pecado” e no projeto Grindhouse, que originou “Planeta terror” e “À prova de morte”. 

O ex-agente federal mexicano Machete (Danny Trejo – finalmente se torna protagonista) aceita uma proposta para assassinar um importante político americano. Entretanto, ele descobre que foi envolvido em uma conspiração política contra o povo mexicano e acaba sendo caçado pelo chefão do tráfico Torrez (Steven Seagal), um desafeto com quem também busca vingança. 

Certamente, Rodriguez se inspirou em Tarantino para fazer algumas de suas obras e isso é notável em “Machete”. Para que o filme seja um bom entretenimento, é necessário que o espectador mais exigente saiba que a demasia é o fio condutor dos trabalhos do diretor e não se deve levar nada a sério. 

O exagero, a ação e o humor negro, que se estendem aos diálogos e nos comportamentos dos personagens, ditam a irresistível atmosfera do longa. Tudo é uma reciclagem de clichês que são utilizados de forma ‘Tarantinamente’ atraentes e ‘Rodriguezmente’ estilosos e caricaturados, como reviravoltas, conspirações, sanguinolência, garotas sexys, protagonista excêntrico, vilões linha dura, trama sobre vingança e trilha sonora empolgante. 

Além das referência deliciosas ao projeto Grindhouse e a “Freiras nuas com grandes armas”, “Machete” se destaca pelo excelente elenco, pelo tom ‘fodástico’ do roteiro (há planos conta-plongées aos montes) e pela extravagância trash do diretor. Rodriguez só não tem a genialidade roteirística de diálogos magistrais que Tarantino tem, mas ele é um dos melhores e mais ousados alunos de seu professor. 

Machete 
EUA, 2010 - 107 minutos 
Ação 
Direção: Robert Rodriguez, Ethan Maniquis 
Roteiro: Robert Rodriguez, Álvaro Rodríguez 
Elenco: Danny Trejo, Jessica Alba, Michelle Rodriguez, Steven Seagal, Robert De Niro, Jeff Fahey, Lindsay Lohan, Don Johnson, Cheech Marin, Nimród Antal, Daryl Sabara 
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário