terça-feira, 17 de abril de 2012

O Segredo de Brokeback Mountain

Manifestações sobre os direitos e a liberdade dos homossexuais estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea. E isso tem influenciado a política e a mídia na criação e apoio de campanhas contra a homofobia. No cinema não é diferente e filmes com temáticas gays, que eram polêmicos no passado, estão ganhando cada vez mais espaços. E um dos melhores trabalhos sobre isso é “O Segredo de Brokeback Mountain”, do diretor Ang Lee.

A história fala sobre os jovens caubóis Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) que se conhecem e se apaixonam durante um trabalho temporário na montanha Brokeback, no inverno de 1963. Esporadicamente, durante duas décadas seguintes, eles se encontram para manter acesa a paixão, porém, paralelamente, seus ‘sentimentos secretos’ esbarram em suas vidas particulares.

“O Segredo de Brokeback Mountain” é um drama que volta ao passado para falar do presente. O filme não só valoriza o assunto como também faz uma inteligente apreciação política e social sobre as condições dos gays nos Estados Unidos. O contexto não se restringe apenas aos norte-americanos, mas se amplia para todo o mundo na luta por respeito aos homossexuais.

A ideia de um ‘amor oculto’ é disseminada com maestria pelo roteiro que retrata a tal montanha Brokeback como uma espécie de paraíso ou como uma ‘terra virgem’, longe da cidade, do conservadorismo, da mesmice e, sobretudo, da discriminação. Entretanto, a relação dos caubóis bate de frente com suas vidas sociais e esse contraste é o ponto alto da narrativa que mostra o drama dos personagens ao conviverem com a mentira, com as incertezas, com o medo da exposição e com a bissexualidade, que é uma espécie de escudo contra o preconceito.

O longa é um trabalho incontestável, principalmente pela direção sensível de Ang Lee (que trata o tema com seriedade), pela fotografia de belíssimas paisagens e pela trilha sonora pontual que tem participação importante na carga emocional do filme. Vale lembrar, também, das atuações de Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, que estão impecáveis em seus papéis.

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain)
EUA, 2005 – 135 minutos
Drama
Direção: Ang Lee
Roteiro: Larry McMurtry e Diana Ossana, baseado em estória de Annie Proulx
Elenco: Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Michelle Williams, Anne Hathaway, Randy Quaid, Linda Cardellini, Anna Faris, Scott Michael Campbell, Kate Mara
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *