segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Smurfs

A ‘marmanjada dos anos 80’ vai se sentir nostálgica no início de “Os Smurfs” com toda a magia dos personagens criados pelo belga Peyo (em 1958), peculiar dos desenhos animados nessa década na TV. Entretanto, esse encanto clássico se perde após 10 minutos de projeção, o que pode ser um desastre sob os olhos dos fãs ou como pode ser um eficiente entretenimento para a criançada de hoje. 

Quando Gargamel (bem interpretado por Hank Azaria) e seu gato Cruel encontram a vila encantada dos Smurfs, Desastrado, Papai Smurf, Smurfette, Gênio, Ranzinza e Corajoso fogem do vilão por um portal que os leva para o desconhecido mundo dos seres humanos. O problema é que Gargamel também passa pelo portal e persegue o sexteto azul em plena Nova York. 

O fraco roteiro, que aposta na tradicional trama sobre perseguição ‘gato-e-rato’ e resgate, desvirtua parte da originalidade dos desenhos ao contextualizar situações. Isso pode não causar impacto na criançada, mas causa estranheza aos fãs, como a metalinguagem que soa forçada em seu segundo ato, a reinvenção da jornada dos personagens fora da floresta e a modificação do objetivo de Gargamel de capturar os Smurfs para adquirir mais poderes mágicos ao invés de comê-los. 

As trapalhadas desses seres no nosso mundo possibilitam a criação de furos monstruosos no roteiro. Os principais deles são o de Gargamel saber se virar sozinho sem ser perturbado agindo como se o ‘novo mundo’ já lhe fosse peculiar e de ninguém achar estranhas as criaturas azuis a ponto de chamar a atenção das autoridades. 

 “Os Smurfs”, embora tenha cara de continuação, conquista os ‘pequenos’ com humor rasteiro infantil, com lições de teor familiar e amizade, e, claro, com a imagem dos azulzinhos virtuais que são adoráveis, fofinhos e bem feitos. Portanto, não espere piadas e situações para os adultos, a não ser pelo gato Cruel que rouba a cena em diversos momentos. 

Os Smurfs (The Smurfs – Les Schtroumpfs) 
EUA, 2011 - 102 minutos 
Aventura / Infantil 
Direção: Raja Gosnell 
Roteiro: J. David Stem, David N. Weiss, Jay Scherick, David Ronn 
Elenco: Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Sofía Vergara, Hank Azaria, Jonathan Winters, Katy Perry, Anton Yelchin, Frank Welker, Fred Armisen, Alan Cumming, George Lopez 
Cotação: * * *