terça-feira, 1 de maio de 2012

Repo Men – O resgate de órgãos

A ficção científica “Repomen – O resgate de órgãos” passou despercebida em 2010. O longa, que é uma adaptação da obra “The Repossession Mambo” de Eric Garcia, que também é o roteirista, tem uma temática curiosa e nada convencional, porém tem uma direção burocrática e pouco 'artística'. 

O filme retrata o descaso do sistema capitalista para com a população em um futuro sobre a conquista da longevidade humana por meio de órgãos artificiais. Ele ajuda os necessitados e também pode destruir a vida de quem não estiver em dia com suas obrigações financeiras na compra dos caríssimos órgãos. 

Em caso de inadimplência, a empresa The Union envia seus coletores para resgatar os tais órgãos que são retirados a sangue frio pelos agentes que não se importam se o indivíduo irá sobreviver ou não. A história fala sobre um desses agentes que, após um acidente numa missão, ele ganha um coração artificial e acaba sofrendo com as cobranças de seu novo órgão, o que o faz rebelar contra o sistema. 

“Repomen” é o tipo de filme que tinha de tudo para se tornar um clássico do gênero, mas sua condução não o permitiu tal façanha. Ao invés de investir na sensibilidade e de explorar a fundo o tema de maneira mais científica e reflexiva, o diretor optou por uma linha narrativa batida que traz trama clichê de ação/vingança ‘gato-e-rato’ e dramas que não convencem, o que comprometem no resultado ‘artístico’ do longa. 

Apesar do frágil roteiro, da conclusão absurda (e ao mesmo tempo interessante) e do elenco carismático que poderia ter sido mais bem aproveitado (Forest Whitaker, Jude Law e Alice Braga), o filme não é ruim e não deixa a desejar no quesito aventura, que pode divertir os menos exigentes com o visual underground, a violência crua e com bons momentos de ação e suspense. 

Repomen – O resgate de órgãos (Repomen) 
EUA/Canadá, 2010 – 120 minutos 
Ficção científica / Ação / Suspense
Direção: Miguel Sapochnik 
Roteiro: Eric Garcia e Garrett Lerner 
Elenco: Jude Law, Forest Whitaker, Alice Braga, Liev Schreiber. 
Cotação: * * *