sexta-feira, 8 de junho de 2012

Missão madrinha de casamento

É difícil de ver boas comédias que harmonizam perfeitamente com o drama. Exemplo disso é “Missão madrinha de casamento”, que tem ingredientes para ser apenas mais uma produção no meio de tantas outras, mas se destaca pelo conteúdo rico em risadas e, sobretudo, em lições de vida.

A história fala da solteirona Annie (Kristen Wiig) que se torna madrinha do casamento de sua melhor amiga Lillian (Maya Rudolph). As confusões começam quando a nova ‘melhor amiga’ e também madrinha de Lillian, Helen (Rose Byrne), surge e provoca ciúmes em Annie.

O longa tem muito a dizer por trás de sua aparência trivial. A aura que lembra “Sex and the city” e temas como casamento, amizades (e suas peculiaridades comportamentais) e existencialismo soam, à primeira vista, convencionais, mas se mostram carregadas de boas discussões humanistas.

O grande feito do filme é expor dramas simples do universo feminino de maneira agradável sem banalizá-las com clichês cômicos que forçam o riso. O humor é pontualmente inteligente e isso ajuda a valorizar as performances do elenco, além de equilibrar a densidade tragicômica das situações que são bem desenvolvidas pelo ótimo roteiro.

O conteúdo não se restringe apenas na amizade entre o trio de ‘melhores amigas’ e suas guerras sentimentais (a rica versus a humilde que competem pela atenção da amiga noiva). A trama tem um tom existencialista interessante que contorna a protagonista e que ganha força moral no enredo quando surgem dois coadjuvantes que roubam a cena: um solitário policial (Chris O'Dowd) e uma hilariante cunhada da noiva (Melissa McCarthy – indicada ao Oscar 2012) que também é uma das madrinhas do título.

A presença dos dois dá vitalidade à narrativa e ditam o ritmo do filme: trazem seriedade e descontração nos momentos certos. Eles são luzes que fazem frear o sofrimento da personagem principal e, também, iluminam o caminho da mesma para resolução de entraves pessoais que a evitam encontrar a plena felicidade.

O sucesso crítico também se deve ao diretor Paul Feig (“O virgem de 40 anos”), que trabalhou assuntos e clichês tradicionais do gênero com inteligência de forma cativante. Certamente, “Missão madrinha de casamento” será lembrada como uma das melhores comédias de 2012.

Missão madrinha de casamento (Bridesmaids)
EUA, 2011 - 127 minutos
Comédia / Drama
Direção: Paul Feig
Roteiro: Kristen Wiig, Annie Mumolo
Elenco: Kristen Wiig, Maya Rudolph, Rose Byrne, Melissa McCarthy, Chris O'Dowd, Jon Hamm, Matt Lucas, Ellie Kemper
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário