terça-feira, 26 de junho de 2012

À procura da felicidade

Uma das magias do cinema é o fato de contagiar o espectador mesmo ele sabendo como tudo irá terminar. Filmes baseados em fatos verídicos têm um aspecto negativo e outro positivo. Se por um lado há a previsibilidade narrativa, do outro existe a curiosidade por traz de grandes histórias e saber contá-las e reproduzi-las com realismo é o que faz da sétima arte ser encantadora.

“À procura da felicidade” se inspira em fatos reais para contar a trajetória de um pobretão norte-americano de São Francisco que enfrentou sérias dificuldades financeiras nos anos 80 e se tornou milionário como corretor de ações da bolsa de valores. O período de ostracismo do ex-vendedor desempregado Christopher Gardner é de fácil identificação com o público e o ‘seu fim’ é a cereja do bolo que milhões desejam para si.

O filme não é surpreendente e também não possui um cenário diferenciado. Sua história só foi para as telas porque ela representa, não só o ‘sonho americano’, mas o sonho de quem quer ser recompensado pelo esforço de vencer na vida. A simplicidade como os personagens são expostos às situações e a sensibilidade de saber enfrentar as adversidades tornam a narrativa fascinante e atrativa.

Tudo está encaixadinho. O roteiro de Steven Conrad harmoniza com perfeição o drama do desemprego, a moralidade e a descontração; a direção do italiano Gabriele Muccino evita a melancolia e dá ritmo cativante ao longa e o ator Will Smith dá um show de interpretação como personagem principal.

Smith é o pulmão e o coração do filme: ele faz tudo ficar convincente e emocionante, seja ao demonstrar humildade, perseverança, honestidade, esperteza, tristeza ou desespero. Seu desempenho também se deve pela interação com o próprio filho, Jaden Smith, com quem contracena e que é responsável pela bela aura sentimental da história. Inclusive, essa relação lembra “A Vida é Bela”, quando o pai não demonstra sinais de fraqueza, preserva a ingenuidade do filho e procura amenizar o sofrimento da realidade.

O segredo de Christopher Gardner para vencer um duro obstáculo na vida é fácil de compreender, mas difícil de praticar. Quando Gardner ‘encontra sua felicidade’, é impossível não lacrimejar ou arrepiar com o clímax.

À procura da felicidade (The Pursuit Of Happyness)
EUA/2006 – 117 minutos
Drama
Direção: Gabriele Muccino
Roteiro: Steve Conrad
Elenco: Will Smith, Jaden Christopher Syre Smith, Thandie Newton, Brian Howe, James Karen, Dan Castellaneta
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * * *