sábado, 29 de setembro de 2012

Atrás das linhas inimigas

O realismo no cinema foi sempre uma tendência que esteve em evolução e aprimoramento, principalmente nos filmes que exigem ter situações de ação, como lutas, tiroteios, explosões e velocidade. O gênero guerra se encaixa nessa exigência e seu auge na ‘hiper veracidade’ foi “O resgate do soldado Ryan” (1998), de Steven Spielberg. O conceito realista de Spielberg foi inevitavelmente difundido e fitas como “Atrás das linhas inimigas” surgiram e se tornaram referências do realismo na sétima arte.
 
A trama fala do aviador naval, Chris Burnett (Owen Wilson), que está frustrado por ter não ter participado de nenhum combate. Quando ele é escalado para uma missão de reconhecimento na Bósnia, seu avião é abatido após tirar fotos de guerrilheiros sérvios que estão na região e seu objetivo passa a ser o de sobreviver. Paralelamente a isso, o almirante Reignart (Gene Hackman) enfrenta burocracias na marinha para viabilizar o resgate de seu soldado.
 
“Atrás das linhas inimigas”, filme de estreia do diretor John Moore (mais tarde faria "O Voo da Fênix", a refilmagem de "A Profecia" e "Max Payne"), mescla o realismo ‘estilo Spielberg’ com o ritmo e a edição frenética ‘estilo Tony Scott’. Além da pirotecnia e do visual ‘cool’ como atratividades, a história e o roteiro são inteligentemente interessantes, ainda que partam da tradicional premissa sobre luta pela sobrevivência e resgate.
 
Todas as situações, tanto as dramáticas como as cenas de guerra, são muito bem ensaiadas e de tensão contagiante. Há momentos em que a sensação é de estar vendo algo documental e se essa ideia convencer o espectador então o realismo foi bem trabalhado e fez a diferença.
 
Outro quesito que complementa a verossimilhança da obra é o detalhismo executado pela direção de arte e pela equipe de efeitos especiais. A impressão de sujeira é constante, câmeras trêmulas e lentas descrevem a espetacularização de cenas com chuva de detritos das explosões e tiroteios, há diversos planos detalhes bacanas e a engenharia de som promove zumbidos de balas e barulhos de fogo de arrepiar para quem tem home theater.
 
Não poderia deixar de contar as extraordinárias cenas de ação iniciais, em que o caça do protagonista tenta fugir do míssil inimigo. A perseguição é regada com muita adrenalina e proporciona um dos melhores momentos cinematográficos em manobras aéreas. “Atrás das linhas inimigas” é um deleite para os fãs do gênero. Claro, o longa deve ser encarado como entretenimento e quando você for assisti-lo não se esqueça de aumentar o som!
 
Atrás das linhas inimigas (Behind Enemy Lines)
EUA, 2001 – 106 minutos
Guerra
Direção: John Moore
Roteiro: David Veloz, Jim Thomas, John Thomas, Zak Penn
Elenco: Owen Wilson, Gene Hackman, Joaquim de Almeida, David Keith, Olek Krupa
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * * *