sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os Mercenários 2

Quem curtiu a virilidade, o ‘estilo oitentista' e a reunião de ícones do cinema de pancadaria de “Os Mercenários”, irá gostar ainda mais de sua sequência. O que chama a atenção em “Os Mercenários 2” não são os inúmeros tiroteios e explosões que estão em toda a película, mas o bom humor que contorna os novos personagens e contagia o espectador.
 
O aperitivo desta vez, ainda que sejam em pequenas participações, é ver Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme e, principalmente, Chuck Norris em ação. Eles, junto com Sylvester Stallone, são, sem sombra de dúvidas, as maiores figuras da ‘porradaria cinematográfica’ e isso fará do longa um clássico instantâneo do gênero.
 
Assim como no original, o apelo sentimental (sai o tom romântico e entra a morte de um ‘mercenário’) seguido da busca por vingança desencadeia o andar da trama. A missão da trupe de Barney Ross (Stallone) é, além de recuperar uma quantidade de plutônio roubada pelo terrorista Vilain (Van Damme), vingar o assassinato de um membro de sua equipe provocada por esse vilão que planeja construir armas nucleares (há uma referência ao Irã, aí?).
 
Melhor dirigido que seu antecessor, o cargo ficou para Simon West (“Con Air – A rota da fuga”), “Os Mercenários 2” é tão divertido que a comédia consegue abafar os furos da narrativa, que acaba sendo, também, pretexto para o humor. O roteiro está repleto de diálogos afiados, ótimas sacadas e referências cinematográficas hilariantes. Claro, a melhor delas é quando Chuck Noris está em cena e, inclusive, até ‘piadas facts’ e uma trilha sonora especial surgem para reverenciar o ‘heroi todo poderoso’. Só faltou o Bruce Willis dizer que os vilões estavam ‘duros de matar’.
 
Nem precisa falar das diversas cenas de ação que cumprem o prometido aliando, com eficiência, a brutalidade do ‘estilo oitentista’, o realismo na violência e o humor despretensioso e delirante sob o ponto de vista dos fãs. A única lamentação na sequência é a ausência, sem explicação, do personagem de Mickey Rourke. Que venha logo “Os Mercenários 3”!
 
Os Mercenários 2 (The Expendables 2)
EUA, 2012 - 103 minutos.
Ação / Comédia
Direção: Simon West
Roteiro: Richard Wenk, Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Chuck Norris, Terry Crews, Jet Li, Randy Couture, Liam Hemsworth, Scott Adkins, Nan Yu
Trailer: clique aqui
Estrelas: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário