quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lula – O filho do Brasil

Em um primeiro momento, a impressão que tenho é que a cinebiografia de Lula veio em uma época não muito apropriada. O problema é que o objetivo de valorizar ainda mais a popularidade do então presidente do Brasil bateu de frente com as eleições de 2010 que, subliminarmente falando, pareceu ser uma propaganda indireta de seu partido no período pré-eleitoral.

Deixando de lado o ímpeto comercial, o longa, inspirado no livro “Lula – O filho do Brasil” escrito por Denise Paraná, decepciona ao apresentar um fraco trabalho de direção e roteiro sobre a história de ‘luta’ de uma importante personalidade que merecia um retrato melhor. A verdade é que o filme não tem carisma e é burocrático ao extremo.

O filme mostra a jornada do personagem-título desde criança no sertão pernambucano até a fase adulta quando se sindicaliza e se torna o ‘famoso torneiro mecânico’ no ABC Paulista. A trama não cansa de valorizar as virtudes e ambições de Lula e traz clichês de adversidades semelhantes aos de “2 filhos de francisco”, situações piegas (incluindo a trilha sonora), discursos pouco inspirados e saltos temporais na narrativa que desagradam.

A rapidez nos pulos de uma fase para a outra prejudica a construção de atmosferas dramáticas ou, pelo menos, não há tempo para se emocionar em algumas passagens. Além disso, o roteiro ignora a importância de figuras secundárias e não explica certas condições e/ou situações que não se encaixam na realidade dos personagens, que podem ser consideradas um furo no script.

Apesar de evitar polêmica sobre o ponto de vista político do protagonista, o filme tem uma convincente reprodução de época (destaque para a cena do discurso para 100 mil pessoas) e boas atuações de Gloria Pires e de Rui Ricardo Dias, que recria com eficiência os trejeitos do ‘filho do Brasil’. No final das contas, parece uma homenagem à mãe de Lula que, com suas frases ou palavras de efeito, profetizou o sucesso de sua ‘cria’.

Lula - O filho do Brasil
Brasil, 2009 - 128 minutos
Drama
Direção: Fábio Barreto
Roteiro: Denise Paraná, Fábio Barreto, Daniel Tendler, Fernando Bonassi,
Elenco: Rui Ricardo Diaz, Guilherme Tortólio, Felipe Falanga, Glória Pires, Lucélia Santos, Cléo Pires, Juliana Baroni, Milhem Cortaz
Cotação: * *