domingo, 28 de outubro de 2012

Nosso Lar

É impossível não lembrar de “Amor além da vida” ao ver a produção brasileira adaptada de obra de Chico Xavier (1910-2002), “Nosso Lar”. Os filmes são incomparáveis, mas a superprodução nacional de R$ 20 milhões não faz feio e o produto saiu melhor do que eu imaginava.

O longa, baseado no primeiro volume da série “A Vida no Mundo Espiritual” (1944) escrito e/ou ‘psicografado’ pelo famoso médium brasileiro, narra a jornada do médico André Luiz (interpretado por Renato Prieto) que morre no mundo real e acorda no ‘mundo dos mortos’. Depois de algum tempo numa espécie de purgatório, André é levado para a colônia Nosso Lar, onde aprende lições morais sobre o universo do espiritismo.

Não entrando na questão mística, “Nosso Lar” tem seus méritos narrativos, mas escorrega no excesso de didatismo (narrações que justificam o que a imagem explica). Outros pontos falhos são o ritmo lento que proporciona momentos cansativos e atuações ‘felizes até demais’ (como a do coadjuvante Fernando Alves Pinto) com diálogos quase teatrais.

Entretanto, o longa não decepcionou em sua parte técnica. Há boa fotografia esbranquiçada que remete a ilustrações religiosas, efeitos visuais que encaixou bem com a proposta (se resume, praticamente, em cenários digitais) e a direção de arte interessante, como a retratação sombria do purgatório.

O destaque de “Nosso Lar” são os valores morais e o tom humanista bem trabalhados pelo roteiro que procura não ficar fechado ao contexto 'religioso'. 

Nosso Lar
Brasil, 2010 - 102 minutos
Drama
Direção: Wagner de Assis
Roteiro: Wagner de Assis
Elenco: Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Rosanne Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Werner Schünemann, Clemente Viscaíno, Othon Bastos, Ana Rosa, Paulo Goulart
Cotação: * * *