quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Premonição 4

Na década de 90, a geração “Pânico” (1996) renovou fórmulas dos clássicos do gênero terror e lucrou com filmes sobre seriais killers atrás de 'adolescentes estudantes'. Quatro anos depois, “Premonição” (2000) reciclou esses clichês de uma maneira curiosa dando destaque para mortes engenhosas com requintes de crueldade.

O longa se tornou sucesso e, consequentemente, gerou continuações vazias que trazem apenas, de interessante, a fórmula sádica que encheu os bolsos dos produtores e estúdios. E essa quarta sequência repete a história sobre um grupo de pessoas que sai ileso de uma catástrofe graças a uma premonição do protagonista. O resto, o ‘destino’ vai atrás de cada uma delas e... você já sabe.

O roteiro é fraco e não foge dos clichês previsíveis e de furos enormes que se concentram em uma história que ‘vai do nada a lugar nenhum’. A verdade é que o script se preocupa somente em arquitetar as criativas mortes.

Há certo exagero nos acidentes, porém, de tão bizarros eles são mais cômicos ao invés de impactantes, ainda que sejam sanguinários e cruéis. Falar do responsável pelas mortes na saga pode parecer pleonasmo, já que o vilão é a própria ‘morte’ representado pelo ‘tom sobrenatural’ do acaso que ‘move’ objetos em cena para matar suas vítimas.

Tecnicamente falando, os efeitos visuais podiam ser melhores, mas não comprometem, ainda que existam boas sacadas gráficas como os créditos iniciais (referenciando os filmes anteriores) e o clímax que trazem montagens bacanas de mortes em efeito ‘raio-x’. 

Premonição 4 (The Final Destination)
EUA, 2009 – 93 minutos
Terror
Direção: David R. Elllis
Roteiro: Bobby Campo, Eric Bress, Jeffrey Reddick
Elenco: Bobby Campo, Haley Webb, Jenna Craig, Krista Allen, Nick Zano, Shantel VanSanten
Cotação: * *