sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Rocky Balboa

“Rocky, um lutador” surgiu nos anos 70 em forma de drama e levou o merecido Oscar de melhor filme em 1976. Com a oportunidade de se criar uma franquia rentável, a seriedade do longa original se tornou espetáculo de ação e patriotismo norte-americano. A mudança de gênero não foi ruim, já que o ‘Garanhão Italiano’ se tornou um empolgante ícone na década de 80.

Neste ‘último round’, 16 anos após ‘pendurar as luvas’ no quinto filme, Rocky volta à cena para ‘limpar sua imagem’. Com 60 anos de idade, sem dinheiro, amargurado pela morte da esposa e pelo difícil relacionamento com seu filho (Milo Ventimiglia), o ex-lutador aceita realizar uma luta amistosa com o atual campeão mundial para demonstrar que ainda está em forma e para recuperar o prestígio pessoal para quem convive ele.

“Rocky Balboa”, dirigido e escrito por Sylvester Stallone, peca em inúmeros fatores, a começar pelo roteiro que sucede o quarto longa e ignora a quinta parte da história, quando Rocky foi impedido de lutar por seu médico devido a um problema cerebral. Além dessa incoerência continuativa, o longa apresenta uma premissa ilógica e trabalha o drama que tormenta o personagem-título de maneira piegas.

A idéia de tentar retomar a atmosfera dramática e humana do original é válida e bem explorada por Stallone, mas o excesso de ‘encheção de lingüiça’ em algumas situações, como os longos diálogos de desabafo de Rocky e o ar romântico com uma amiga, prejudica o ritmo da trama. Apesar disso, a narrativa conduz bem o drama dos coadjuvantes (‘Rocky Jr.’ e do sempre aborrecido e mal humorado Paulie) em relação aos problemas de convivência com o lutador.

No final das contas, apesar da esperada luta de Rocky no desfecho ser absurda e conter algumas ações mal coreografadas, os momentos do ‘último golpe’ têm boa edição em formato de TV, é emocionante e têm um clímax que ‘pode surpreender’. Não podiam faltar referências à série e a tradicional moral da história que diz respeito aos conceitos de superação de limites e a perseverança.

Rocky Balboa
EUA, 2006 – 120 minutos
Drama
Direção: Sylvester Stallone
Roteiro: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Burt Young, Milo Ventimiglia, Tony Burton, James Francis Kelly III, Antonio Tarver, Geraldine Hughes
Cotação: * * *