sábado, 29 de dezembro de 2012

Cowboys & Aliens

A maioria dos filmes sobre a presença de alienígenas na terra aborda os seres de outros planetas em forma bizarra, dotados de alta tecnologia e com intenções dominatórias sobre a raça humana para obter algum recurso natural que temos. Analisando por esse aspecto, “Cowboys & Aliens” não traz novidades, mas utiliza esse argumento para promover uma interessante combinação de gêneros.
 
A história se passa em 1873, no Arizona, nos Estados Unidos. Inexplicavelmente e sem lembrar do seu passado, o cowboy Jake Lonergan acorda no deserto com um estranho artefato preso em seu punho e se dirige para a conflituosa cidade Absolution, onde não é bem vindo. Quando estranhas naves e criaturas capturam pessoas e atacam o vilarejo, Jake se torna a única esperança para combater esses curiosos seres.
 
A mistura de gêneros pode parecer bizarra, mas não é. Ao invés do ambiente urbano, como estamos acostumados a ver em outras produções sobre o tema, a narrativa sobre a invasão alienígena se passa no velho oeste no século 19. O trunfo da produção foi justamente trabalhar o faroeste em sua forma clássica e inserir a ficção sem muita extravagância visual.
 
O filme equilibra essas ‘composições’ sem apelar para o futurismo e executa bem a interação de estereótipos do ‘bang-bang’ com os ‘clichês alienógenos’. O resultado é uma química repleta de ação, bons efeitos visuais e com várias referências ou ‘lembranças cinematográficas’, como as luzes de pequenas naves em voos noturnos que parecem “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, a captura de humanos e ataques de lasers destruidores remetem a “Guerra dos Mundos” e abduções ao estilo “Fogo no céu”.
 
Se o roteiro, inspirado nas histórias em quadrinhos de Scott Mitchell Rosenberg, peca pela previsibilidade e no desenvolvimento de alguns personagens, como o de Harrison Ford e, sobretudo, da misteriosa mocinha interpretada por Olivia Wilde, a direção de Jon Favreau deixa a desejar pelo excesso de seriedade e pouco humor. Ainda sim, “Cowboys & Aliens” entretém com eficiência, mas não impressiona tanto.
 
Cowboys & Aliens
EUA, 2011 - 118 minutos
Faroeste / Ficção científica
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Mark Fergus, Hawk Ostby
Elenco: Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Sam Rockwell, Adam Beach, Paul Dano, Noah Ringer, Abigail Spencer, Buck Taylor, Matthew Taylor, Cooper Taylor, Clancy Brown, Chris Browning
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário