sábado, 22 de dezembro de 2012

Desafiando os Limites

Sempre gostei de filmes baseados em fatos reais, principalmente quando a história se inspira em ocasiões que fogem do melodrama. “Desafiando os Limites” se encaixa nesse perfil, é sensível, alegre e é um longa super atraente, em especial pela atuação sempre impecável de Anthony Hopkins.
 
A produção narra a jornada do neozelandês Burt Munro (Hopkins) em busca da quebra do recorde mundial de velocidade sobre duas rodas no final dos anos 60. Já idoso, sem dinheiro e de posse sua adorada motocicleta Indian Scout, Burt está determinado a realizar seu sonho de viajar para Utah, Estados Unidos, para participar de uma corrida que pode lhe dar o título de ‘homem mais rápido do mundo’.
 
Os maiores trunfos de “Desafiando os Limites”, além da interpretação de Hopkins, que está numa simpatia incrível, são a perseverança e a coragem do protagonista para realizar o seu sonho. O ritmo delicioso e a maneira dócil e bem humorada com que Burt lida com as inúmeras dificuldades, sejam elas decorrentes de sua saúde ou da falta de recursos materiais para seguir sua jornada, deixam o filme ainda mais chamativo e encantador.
 
O roteiro estilo ‘road movie’ e a direção sensível de Roger Donaldson mantêm sempre o alto astral do longa com bons diálogos e explorando ao máximo o carisma e a humildade do personagem principal. Os únicos deslizes ficam por conta de alguns detalhes narrativos inseridos na trama que são pouco desenvolvidos ou há pouca carga dramática em algumas situações (talvez tenha sido a amenização de fatos para o equilíbrio entre o que foi real e o que foi fictício na adaptação), mas são coisas que só os mais exigentes perceberão.
 
A superação, o objetivo cumprido do protagonista e o leve susto no clímax contagiam o espectador com a lição de vida de Burt. Apesar de ter participado da mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005, com o título "A Indian Mais Rápida do Mundo", é uma pena que “Desafiando os Limites” tenha sido lançado no Brasil diretamente para as locadoras.
 
Desafiando limites (The World's Fastest Indian)
Nova Zelândia/EUA, 2005 - 127 minutos
Drama
Direção: Roger Donaldson
Roteiro: Roger Donaldson
Elenco: Anthony Hopkins, Juliana Bellinger, Chris Bruno, Jessica Cauffiel.
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário