sábado, 12 de janeiro de 2013

Antes da queda

Um meteoro a caminho do planeta Terra. Filme de catástrofe? Logo pensamos em “Armageddon”, “Impacto Profundo”, entre outros longas clichês sobre o ‘fim dos tempos’, mas errou quem pensou em ficção científica. Na produção espanhola “Antes da queda”, a temática está na pauta, porém de uma forma bem coadjuvante e surpreendentemente original.
 
Os títulos do filme, tanto o original (“Tres días”) como o ‘abrasileirado’, refere-se ao tempo e as ações da população terráquea, especialmente de uma pequena cidade ao sul da Espanha, que se mobiliza para sofrer o impacto de um meteoro que promete exterminar a raça humana. Sendo assim, o foco da história é sobre uma humilde família que se vê ameaçada por um assassino que fugiu da prisão e que havia jurado vingança de uma pessoa dessa tal família.
 
A grande sacada de “Antes da queda” foi não explorar a convencional temática do ‘fim do mundo’ como primeiro plano. A originalidade da trama, que torna o filme atraente, é retratar o ponto de vista de um grupo de pessoas sobre uma constante ameaça de um serial killer em meio ao cenário apocalíptico.
 
O roteiro, embora tenha pequenos furos, mescla com eficiência a ficção, o drama e o suspense. A violência, a falta de informações dos personagens e o ritmo intenso da película geram situações 'desconfortáveis' e de extrema tensão. A belíssima fotografia em tons amarelados também ajuda na composição da atmosfera densa que varia de visual ora calorosa e suja em tomadas externas ora fria e misteriosa em ambientes escuros.
 
Além das boas performances dos protagonistas Victor Clavijo e Mariana Cordero, a direção de F. Javier Gutiérrez também merece destaque ao reciclar temas batidos (ameaça catastrófica, vingança, serial killer) e usá-los de forma trivial para criar um suspense de primeira que prende a atenção do início ao fim. Só o clímax nervoso e o desfecho artístico já merecem uma espiada.
 
Antes da queda (Tres días/Before the Fall)
ESP, 2008 - 93 minutos
Drama / Suspense
Direção: F. Javier Gutiérrez
Roteiro: F. Javier Gutiérrez / Juan Velarde
Elenco: Estrelas: Víctor Clavijo, Mariana Cordero, Eduard Fernández, Daniel Casadellà, Ana de las Cuevas, Elvira de Armiñán, Antonio Dechent, Eduard Fernández.
Cotação: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário