quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

As aventuras de Pi

Depois de Martin Scorsese destilando talento no universo infanto-juvenil em “A invenção de Hugo Cabret”, a vez, agora, é de Ang Lee, o cineasta de dramas oscarizados como “O Segredo de Brokeback Mountain” e de produções chinesas como “O tigre e o dragão”. Assim como Scorsese, Lee ‘brinca’ com a tecnologia 3D e se entrega a poesia infantil em “As aventuras de Pi”, seu novo trabalho que lhe rendeu, mais uma vez, uma indicação ao Oscar.
 
O longa, inspirado no best seller “A Vida de Pi” escrito por Yann Martel, só ganhou notoriedade pela aventura do título quando um adolescente indiano Pi (bem interpretado por Suraj Sharma) sofre um naufrágio no Pacífico e fica à deriva em um bote salva vidas com uma zebra, uma hiena, um macaco e um tigre de bengala, oriundos do zoológico de sua família que estava de transferência para os EUA.
 
A primeira meia hora é arrastada em flashbacks da infância do chatíssimo protagonista adulto de ‘monofeições’ (Irrfan Khan). Quando começa o naufrágio, vemos o quão é espetacular a dimensão dramática do filme e como é deslumbrante a plasticidade do trabalho de Ang Lee que consegue fazer poesia na fotografia de cores vivas, na integridade do protagonista, na sua interação com a natureza (principalmente com o tigre chamado de Richard Parker) e, claro, na interessante crônica sobre religiosidade e seus simbolismos que o mantém vivo.
 
Os efeitos visuais são, realmente, espetaculares e ajudam a ditar o ritmo da narrativa com detalhes ‘fabulescos’ encantadores, vide o tigre de bengala totalmente digitalizado que parece real. Sobre o 3D, infelizmente não o assisti assim, mas deve ter ganhado uma dimensão interessante nessa tecnologia.
 
“As aventuras de Pi” começa com detalhes narrativos que lembram “Quem quer ser um milionário”, passa por situações que nos remetem a “Titanic”, flerta com a dramaticidade de um “Náufrago” e termina como uma incrível estória de “Peixe Grande”.
 
As aventuras de Pi (The Life of Pi)
EUA , 2012 - 127 min.
Aventura / Drama
Direção: Ang Lee
Roteiro: David Magee
Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Tabu, Adil Hussain, Gerard Depardieu, Rafe Spall.
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário