quinta-feira, 7 de março de 2013

Rio

O longa de animação “Rio”, produzido pela mesma equipe de “A era do gelo” e dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, segue a cartilha do bom filme infantil contemporâneo: causa ambiental como tema, romance, cenário conhecido, protagonista carismático, personagens secundários engraçadinhos, números musicais bacanas e muita aventura. Para a criançada, a produção está sob medida, para os adultos nem tanto.
 
A trama fala de Blu (voz original de Jesse Eisenberg), a última ararinha azul macho que mora no frio de Minnesota, nos EUA, com sua dona Linda (Leslie Mann). A ave é trazida ao Brasil pelo biólogo Túlio (Rodrigo Santoro) no intuito de Blu se acasalar com a fêmea Jade (Anne Hathaway) para, assim, salvarem a espécie. A aventura começa quando o casal de aves acaba sendo sequestrado por contrabandistas de animais e conseguem fugir do cativeiro, o que lhe proporciona uma divertida jornada pela cidade do Rio de Janeiro.
 
Uma das coisas que motivam o público a assistir ao longa é o fato de se ter uma cidade brasileira como cenário. E o filme não decepciona ao caracterizar a capital carioca, ambiente em que os protagonistas passeiam por seus principais pontos turísticos, como o Cristo Redentor, os arcos da Lapa, o bondinho de Santa Tereza, o Pão de Açúcar, a praia e o sambódromo.
 
A narrativa, em bom ritmo de ‘gato-e-rato’, é convencional, mas não cansa e há mais piadas voltadas ao público infantil, o que pode agradar menos aos adultos que estão acostumados com mais sagacidades no humor de animações. Apesar de “Rio” ser uma produção estadunidense, não teve como fugir de estereótipos hollywoodianos que soam como furos de roteiro (não se assuste com o inglês impecável dos brasileiros).
 
O fato é que “Rio” cumpre o prometido para com a garotada e diverte toda a família pela aventura hipercolorida (o gráfico é sensacional), com boa trilha sonora e com bela lição de moral em seu desfecho. Ainda há fotos divertidas nos créditos finais mostrando o futuro recente dos personagens após o filme.
 
Rio
EUA, 2011 - 96 minutos
Animação
Direção: Carlos Saldanha R
oteiro: Don Rhymer
Elenco: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Leslie Mann, Jamie Foxx, Will.i.Am, Tracy Morgan
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário