quinta-feira, 25 de abril de 2013

Karate Kid (2010)

Geralmente, refilmagens ou continuações de produções que marcaram épocas tendem ao fracasso. Entretanto, não é o que acontece com o novo “Karate Kid”, que, surpreendentemente, não decepciona. Apesar de ter copiado a maioria das situações da produção original de 1984, o longa consegue manter a atmosfera da trama vivida por Daniel Larusso e contextualiza de maneira interessante a história que conhecemos.

“Karate Kid” mantêm a fidelidade situacional do original: mãe e filho se mudam para um novo lugar, o protagonista apanha de um grupo de lutadores, o treinamento não convencional com um mestre de artes marciais, a busca por vingança e respeito, a conquista do coração da mocinha, o enfrentamento de antagonistas antiéticos e a participação de um torneio de lutas.

A trama, apesar de previsível, reutiliza os clichês do gênero de forma atraente e com bom humor. A idéia da contextualização da narrativa, que insere inúmeras referencia à série (há uma sátira da cena da mosca no ‘pauzinho’), é bem vinda e não incomoda: protagonista negro, ‘vilões’ orientais, trilha sonora pop, ambientação na China (longe do EUA) e a mudança da arte marcial (karate pelo modístico kung-fu).

Nesta versão, saem Ralph Macchio (Daniel-san) e Pat Morita (Sr. Miyagi) e entram o filho de Will Smith, Jaden Smith (Dre Parker), e Jackie Chan (Sr. Han). A nova dupla de protagonista, embora não tenham o carisma de seus ‘antecessores’, exercem seus papéis com eficiência, com destaque para Chan que está em uma performance mais séria. Jaden também está simpático e lembra bastante a desenvoltura cômica do pai.

O roteiro ainda traz as tradicionais lições de moral (disciplina e atitude) e retrata de forma convincente os medos, dificuldades e lutas do protagonista, ainda que o ‘último golpe’ soe artificial. No final das contas, “Karate Kid” emociona a gurizada e diverte, mas perde a faixa preta para a produção de 1984.

Karate Kid (The Karate Kid)
EUA, 2010 - 140 minutos.
Aventura / Drama
Direção: Harald Zwart
Roteiro: Christopher Murphey
Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson, Han Wenwen, Rongguang Yu, Zhensu Wu, Zhiheng Wang, Zhenwei Wang, Jared Minns, Shijia Lü, Yi Zhao, Bo Zhang, Luke Carberry, Cameron Hillman
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário