sábado, 18 de maio de 2013

Perigo por encomenda

Filmes que utilizam a bicicleta para promover cenas de ação são pouco comuns no cinema. Uma referência disso é a fita oitentista "Quicksilver - O Prazer de Ganhar", com a então cara nova Kevin Bacon, longa que parece inspirar "Perigo por encomenda", uma produção que recicla clichês do estilo 'gato-e-rato' e surpreende pela eficiência narrativa.
 
A estória fala de Wilee (Joseph Gordon-Levitt), um 'biker boy' em Nova York que tem a tarefa de entregar um pedido em um no bairro de chineses. Ele é perseguido pelo policial corrupto e viciado em jogos clandestinos (Michael Shannon) que está interessado na encomenda que está com Wilee e fará de tudo para não deixar que a misteriosa entrega seja efetuada.
 
"Perigo por encomenda" é daqueles com premissa simples e previsível que tem o objetivo de distrair o espectador por 90 minutos sem apelar para argumentos dramáticos bobos. O longa cumpre sua proposta ao trazer ritmo ágil, bom roteiro ao estilo 'tempo real', esperta edição não linear (que dá a sensação de complexidade) e cenas bem montadas sobre duas rodas.
 
A maneira como os 'biker boys' enfrentam as perigosas avenidas de Nova York em alta velocidade e o objetivo do protagonista proporcionam boas doses de suspense. As sequências de perseguição também empolgam, ainda que merecessem um pouco mais de adrenalina. Uma das sacadas interessantes é quando Wilee precisa atravessar um cruzamento movimentado, momento que vemos uma espécie de premonição de como tudo acontecerá caso ele opte por determinado caminho.
 
Todos os clichês funcionam em harmonia, desde o mocinho que tem relações abaladas com a mocinha (que busca reconciliação por meio de ato heroico) até as ambições do vilão que, diga-se de passagem, foi interpretado com carisma por Michael Shannon. Joseph Gordon-Levitt está a vontade no papel em mais uma boa atuação. Ele, inclusive, não precisou de dublê na maioria das cenas!
 
Enfim, o desfecho não surpreende, mas até chegar ao clímax o filme 'entrega a encomenda' ao espectador de maneira eficientemente contagiante. Pena não ter tido a chance de ser exibido nos cinemas brasileiros.
 
Perigo por encomenda (Premium Rush)
EUA, 2012 - 91 minutos
Ação / Suspense
Diretor: David Koepp
Roteirista: David Koepp e John Kamps
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Michael Shannon, Dania Ramirez, Jamie Chung
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário