terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ace Ventura - Um Detetive Diferente e Ace Ventura 2 - Um Maluco na África


A grande atração aqui é Jim Carrey com suas caretas, improvisos e humor mordaz que mescla besteirol e humor negro com gags exageradamente contagiantes e inteligentes. “Ace Ventura - Um Detetive Diferente”, ao lado de “O Máskara”, ambos lançados em 1994, são um dos melhores trabalhos humorísticos do comediante.

Não sei dizer se aqui é o Máskara brincando de detetive de animais ou o contrário, com Ace dando uma de Stanley Ipkiss sem a máscara esverdeada. O fato é que Ace é o personagem perfeito para Jim destilar o que sabe de melhor. O roteiro amarra bem a trama policial com o as palhaçadas do protagonista (que satiriza inúmeras outras produções) e surpreende com boa reviravolta em seu desfecho.

Se o primeiro “Ace Ventura” foi bom, a sequência, “Um Maluco na África” é ainda melhor! Tudo é ampliado de forma divertida sem perder a qualidade e a alma do personagem principal. O humor negro e as paródias estão mais em evidência e Jim Carrey, mais uma vez, dá show de interpretação. O roteiro repete o feito do original e apresenta gags inteligentes de se gargalhar com situações pouco comuns que entretêm crianças e adultos com eficiência sem apelar para piadas gratuitas.

É uma pena que as trapalhadas de Ace Ventura no cinema tenham parado no segundo filme. Com o sucesso nas telonas, o personagem passou a figurar nas telinhas em desenhos animados infantis.

Ace Ventura - Um Detetive Diferente (Ace Ventura: Pet Detective)
EUA, 1994 – 86 minutos
Comédia / Policial
Direção: Tom Shadyac
Roteiro: Jim Carrey e Tom Shadyac
Elenco: Jim Carrey, Courteney Cox, Sean Young, Udo Kier, David Margulies, Mark Margolis, Antoni Corone
Coração: * * * *

Ace Ventura 2 - Um Maluco na África (Ace Ventura - When Nature Calls)
EUA, 1995 – 94 minutos
Comédia / Aventura 
Direção: Steve Oedekerk
Roteiro: Steve Oedekerk
Elenco: Jim Carrey, Ian McNeice, Simon Callow, Bob Gunton, Sophie Okonedo, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Tommy Davidson, Bruce Spence
Coração: * * * *