quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A família

Filmes sobre máfias não costumam fugir do tradicionalismo temático. Penalidades por não cumprimento de ordens, matadores profissionais, violência e disputas entre facções para ter poder sobre algum tipo de irregularidade são as marcas registradas do universo gângster.

Em “A família”, o ‘estilo máfia’ é apresentado de maneira pouco convencional e isso é um dos destaques, principalmente por contornar parte das tradicionais peculiaridades do subgênero com bom humor (negro) sem apelar para a sátira. O longa mantém o interesse do espectador pela comédia situacional e pelo suspense que rodeia uma família italiana nova-iorquina que, após denunciar poderosos do crime, se refugia na França para escapar de assassinos norte americanos.

Situações incomuns vividas pelo 'poderoso chefão' e sua impaciência com certos assuntos que não está acostumado a lidar rendem momentos hilariantes. Isso não acontece somente com o patriarca, mas, também, com sua mulher e filhos que demonstram ter uma interessante ‘dinâmica mafiosa’ para resolver problemas que acontecem no dia-a-dia.

Tudo é bem orquestrado por Luc Besson, responsável pela direção e roteiro, que aproveita o assunto para homenagear o subgênero com inúmeras referências clássicas hollywoodianas (como “Bons Companheiros”) sem perder sua pegada séria e violenta.

O destaque do elenco, que se mostra convincente e com boas atuações, é, sem dúvidas, o excelente Robert De Niro, que está super à vontade no papel principal. Seu desempenho, inclusive, nos remete a “Máfia no Divã”, outro ótimo trabalho que também conseguiu fugir do convencionalismo. “A família” é um prato cheio para quem curte filmes de gângsteres. Imperdível!

A Família (Malavita)
França / EUA, 2013 - 111 minutos
Comédia / Policial
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson, Michael Caleo, Tonino Benacquista
Elenco: Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Dianna Agron, John D'Leo, Tommy Lee Jones, Jimmy Palumbo, Stan Carp, Vincent Pastore
Cotação: * * * * *

Termômetro:
- Humor: * * *
- Drama: * * *
- Romance: * *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: * *
- Suspense: * * *
- Sexualidade: * *
- Escatologia: *
- Violência: * * * *
- Efeitos especiais: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário