quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O Lobo de Wall Street

“O Lobo de Wall Street”, novo trabalho de Martin Scorsese que traz a cinebiografia de um dos maiores vigaristas da bolsa de valores de Nova Iorque, possui a mesma essência dramática que "O aviador": protagonista ousado, ambicioso, que tem um pé na loucura e o outro na inteligência e esperteza para se conseguir o que quer. O que faz o “Lobo” ter méritos é o seu foco que foge do tradicionalismo.

Enquanto "O aviador" investe em uma pegada que valoriza o drama, aqui o tom de ‘vida loca’ puxa para uma narrativa mais tragicômica. Esse, talvez, seja o ponto polêmico e, ao mesmo tempo, o fator sucesso do longa ao trazer humor negro, depravação, libertinagem, cobiça pelo dinheiro, luxo e narcóticos que fazem do filme ser uma jornada ética e amoral sobre o impetuoso mercado financeiro norte-americano e o que seus ganhos podem proporcionar.

A direção de Scorsese é criativa e interage com diversos estilos de linguagens de forma eficiente e contagiante. Apesar das três horas de duração, a edição ágil não deixa o ritmo cair e a curiosidade sobre as loucuras e ‘glórias’ do protagonista prendem a atenção do espectador. Ainda que muitos considerem que há excesso de palavrões e perversão, o roteiro de Terence Winter, inspirado na vida do corretor Jordan Belfort, é o ponto forte no longa e possui diálogos impagáveis além de ricos conceitos de marketing, sejam eles expostos de forma corrupta ou não.

“O Lobo de Wall Street” não é o melhor trabalho de Scorsese, mas, certamente é um dos mais cômicos. Já Leonardo DiCaprio está no auge da carreira em uma atuação carismática. Seu desempenho, assim como seu perfil na trama, é uma espécie de “Diário de um adolescente”, já adulto, com a esperteza de “Prenda-me se for capaz”. Imperdível!

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street )
EUA, 2013 - 180 minutos
Comédia
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Terence Winter
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, P.J. Byrne, Kyle Chandler, Rob Reiner, Jon Bernthal, Kenneth Choi, Henry Zebrowski, Jean Dujardin, Cristin Milioti, Matthew McConaughey, Jon Favreau, Brian Sacca, Spike Jonze, Joanna Lumley, Ethan Suplee, Jake Hoffman
Cotação: * * * * *

Termômetro:
- Humor: * * * *
- Drama: * * *
- Romance: * *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: * *
- Policial: * *
- Suspense: * *
- Sexualidade: * * * *
- Escatologia: * *
- Violência: * *
- Efeitos especiais: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário