quinta-feira, 27 de março de 2014

300 - A Ascensão do Império

Finalmente, saiu a tão esperada continuação de “300”, filme de sucesso em 2006 dirigido por Zack Snyder que, aqui, só assina a produção. O longa tem lá suas qualidades, mas não supera a expectativa deixada pelo original e carece daquilo que outrora havia sido marcante: bravura e carisma.

Em vez do simples argumento para fazer um grande filme, esta sequência, que não segue a ponta deixada pelo antecessor, procura complexar a história com subtramas que se aparentam confusas em suas conexões e que se passam paralelamente a batalha dos guerreiros de Leônidas.

O fraco roteiro, que não trás as divertidas frases de efeito, deixa os espartanos de fora e enfoca os atenienses sob o comando do general Temístocles (Sullivan Stapleton) que enfrentam as tropas persas comandados pela maligna e vingativa Artemísia (Eva Green), que está mais em voga que Xerxes (Rodrigo Santoro). Xerxes, inclusive, tem seu passado revelado antes de se tornar um 'Deus-Rei'. Isso soa prejudicial à sua imagem justamente por humanizá-lo ou desmistificá-lo da grande e temível figura que era no longa anterior.

Se a narrativa não se sustenta, as cenas de ação devem fazer a diferença, certo? Sim, mas nem tanto aqui. Embora tenha, como em “300”, um visual gráfico incrível de cores em alto contraste (o 3D valorizou ainda mais essa estética), sanguinolência estilizada (e mais exagerada) e as câmeras lentas, o filme não é empolgante como deveria e carece da imponência 'testosterônica' , qualidades que marcaram o original.

As batalhas e suas estratégias são bem feitas, principalmente as marítimas, mas falta algo mais emocionante ou alguma coisa que complemente a astúcia que pretendia ser transmitida. Talvez, falte aquele impacto narrativo que nos fez arrepiar em 2006 e que foi responsável por deixar Leônidas uma das figuras mais emblemáticas na década passada.

300 - A Ascensão do Império (300 - Rise of an Empire)
EUA, 2014 - 102 minutos
Ação
Direção: Noam Murro
Roteiro: Zack Snyder, Kurt Johnstad
Elenco: Sullivan Stapleton, Eva Green, Rodrigo Santoro, Lena Headey, Hans Matheson, Callan Mulvey, Jack O'Connell, Igal Naor
Cotação: * *

Termômetro:
- Humor: * *
- Drama: * *
- Romance: *
- Fantasia: * *
- Ação / Aventura: * * * *
- Policial: *
- Suspense: * * *
- Sexualidade: * *
- Escatologia: * * *
- Violência: * * * * *
- Efeitos especiais: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário