terça-feira, 4 de março de 2014

A Grande Beleza

Produção italiana vencedora do Oscar 2014 de melhor filme estrangeiro, “A Grande Beleza” tem uma essência que referencia Fellini e um teor artístico que propõe uma pegada contemporânea. Enquanto o roteiro flerta com o drama existencial do protagonista, o diretor Paolo Sorrentino expõe diversas facetas de Roma de forma interessante.

No entanto, nem tudo é uma beleza eloquente. O longa se mostra irregular em seu ritmo e um pouco confuso em sua premissa. Os 15 minutos iniciais são curiosos e, após isso, a trama se arrasta em excesso de diálogos vagos e abordagens pouco objetivas.

O filme melhora depois da primeira hora quando o enfoque deixa de ser a socialite italiana para retratar a crise existencial do jornalista Jep Gambardella, que vive ‘loucamente’ o presente graças a fama conquistada no passado. Além disso, sua falta de inspiração está sempre em contraste com a tristeza de algumas situações, o que o faz refletir sobre sua vida.

A grande beleza, de fato, é a capital italiana mostrada de forma cativante pela fotografia, que vai desde a melancolia do submundo, passa pelo agito das baladas romanas, até a graciosidade estética que a faz ser um dos berços da história, da religiosidade cristã e da arte contemporânea.

Apesar dos defeitos narrativos, “A Grande Beleza” surpreende por sua harmonia visual, principalmente no que diz respeito sua interessante iluminação que homenageia Roma. Destaque para a boa atuação de Toni Servillo.

A Grande Beleza (La Grande Bellezza)
ITA, 2013 – 142 minutos
Drama
Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino e Umberto Contarello
Elenco: Toni Servillo, Carlo Buccirosso, Carlo Verdone, Franco Graziosi, Galatea Ranzi, Giorgio Pasotti, Giulia Di Quilio, Iaia Forte, Isabella Ferrari, Leo Mantovani, Luca Marinelli, Luciano Virgilio, Massimo Popolizio, Pamela Villoresi, Sabrina Ferilli, Serena Grandi, Sonia Gessner, Stefano Fregni, Vernon Dobtcheff
Cotação: * * *

Termômetro:
- Humor: * *
- Drama: * * * *
- Romance: * *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: *
- Policial: *
- Suspense: *
- Sexualidade: * * 
- Escatologia: *
- Violência: *
- Efeitos especiais: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário