segunda-feira, 10 de março de 2014

RoboCop

Assim como "Homem de Aço", "RoboCop", dirigido pelo brasileiro José Padilha (seu primeiro filme fora do Brasil), traz uma nova visão das origens do famoso personagem. A trama é contextualizada com pequenas alterações em relação à narrativa original, os primórdios do herói é mais bem contado por um roteiro mais encaixadinho e os detalhes fantásticos são mais convincentes. Entretanto, o atual longa carece de um discurso político mais consistente, fato que faz o clássico ser mais marcante e emblemático.

Padilha comandou a refilmagem com muita segurança e nos proporcionou um filme de ação tecnicamente eficiente, de ritmo empolgante, com ótimo elenco, visual bacana e com um RoboCop mais bruto, ágil e de alma que se assemelha ao lendário Capitão Nascimento. Ao contrário da produção de 1987, Murphy não morre e tem contato constante com a família, o que o faz ser mais humano e psicologicamente, num primeiro momento, menos robótico em relação ao original. Além disso, outros detalhes ganharam nova roupagem e agradaram, é o caso da estilização da armadura, da moto como veículo de locomoção e, claro, dos excelentes efeitos visuais.

O clássico não foi esquecido e há diversas referências, como a tradicional narrativa que inicia e termina de forma jornalística, os sons hidráulicos do personagem título e a boa trilha sonora. Enfim, apesar de ser pouco memorável no ponto de vista político e por não apresentar grandes novidades, esta refilmagem é uma grata surpresa, com mudanças favoráveis, dignas de elogios e que não fica atrás do longa de 1987 quando o assunto é justiça e entretenimento.

RoboCop
EUA, 2014 - 117 minutos
Ação / Policial
Direção: José Padilha
Roteiro: Joshua Zetumer
Elenco: Joel Kinnaman, Gary Oldman, Michael Keaton, Abbie Cornish, Samuel L. Jackson, Jackie Earle Haley, Michael K. Williams, Jennifer Ehle, Jay Baruchel, Marianne Jean-Baptiste, John Paul Ruttan
Cotação: * * * *

Termômetro:
- Humor: * 
- Drama: * * 
- Romance: *
- Fantasia: * * * * *
- Ação / Aventura: * * * * * *
- Policial: * * * *
- Suspense: * * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: * * *
- Efeitos especiais: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário