segunda-feira, 7 de abril de 2014

Noé

Não adianta comparar, o livro nunca ficará igual ao filme e vice versa. Fazer uma transposição do que está escrito para o cinema sempre haverá edições, às vezes distorções e inserção de novos elementos para que a narrativa mais fique adequada ou convencível em outra mídia. Quando se trata de uma adaptação cinematográfica de uma história bíblica, a exigência à fidelidade é ainda maior e isso atinge em cheio aqueles que levam “Noé” ao pé da letra.

O longa, estrelado por Russell Crowe e dirigido, produzido e escrito por Darren Aronofsky, sofre dessa comparação. Para quem não viu, que esta nova versão da fantástica jornada de Noé é um produto hollywoodiano que dá nova roupagem em relação aos fatos escritos na bíblia e poucas são as situações fiéis representadas. Portanto, é essencial encarar “Noé” como um entretenimento e deixar as confrontações religiosas de lado para que o filme funcione.

“Noé” é um bom épico. Tem um elenco carismático e competente, efeitos visuais eficientes, boa fotografia melancólica e uma narrativa bem feita dentro de sua licença poética. A inserção de fantasia à trama, como os gigantes de pedra e outros pequenos elementos rondam os protagonistas, não prejudica e deixa o longa mais aventuresco.

No entanto, “Noé” é uma grande produção que não é espetacular como parecia ser. Faltou mais emoção em algumas partes e a direção de Aronofsky é inconstante em mostrar momentos ora inspirado ora sem criatividade. A representação da criação do universo e a referência de Adão e Eva são interessantes, porém a chegada dos animais à arca, a dramaticidade das batalhas e o dilúvio poderiam ser mais emblemáticos e/ou imponentes.

Apesar do excesso de duração, da ineficiência do 3D e do clímax tipicamente hollywoodiano, o filme consegue ser um entretenimento de qualidade por, justamente, não desonrar sua verdadeira e bela moral, ainda que tenha todos os desvios cometidos pelo roteiro.

Noé (Noah)
EUA, 2014 - 138 minutos
Drama / Aventura
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky, Ari Handel
Elenco: Russell Crowe, Ray Winstone, Jennifer Connelly, Emma Watson, Anthony Hopkins, Logan Lerman, Douglas Booth
Cotação: * * *

Termômetro:
- Humor: * *
- Drama: * * * *
- Romance: * *
- Fantasia: * * * *
- Ação / Aventura: * * * *
- Policial: *
- Suspense: * * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: * *
- Violência: * * *  
- Efeitos especiais: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário