terça-feira, 24 de novembro de 2015

O encontro

"O encontro" é um retrato dos moradores de rua de Nova Iorque. A abordagem do tema é simples e acompanha o dia-a-dia de um deles, interpretado por um inspirado Richard Gere. Não sabemos o motivo de o sujeito parar na rua. Durante sua jornada de sobrevivência acompanhamos o seu drama junto com os dos outros que também procuram abrigos, compartilham dificuldades (principalmente no que se refere a relacionamentos e na burocracia do assistencialismo) e buscam ter alguma dignidade.
 
O filme explora tudo de forma leve, calma, sem violência e aparentemente sem preocupações, assim como a passividade do protagonista que observa os movimentos da cidade e espera a hora passar. Talvez, por isso, o longa possa deixar alguns espectadores impacientes pela lentidão em seu ritmo e pela falta de reviravoltas ao longo da projeção. Entretanto, a intenção aqui é mais antropológica. Parece um exercício de observação.
 
A direção de Oren Moverman desenvolve certas situações de maneira interessante. Muitas cenas foram rodadas a partir de abordagens de 'câmera escondida' e com Gere 'mendigando' de verdade, o que dá mais realismo à trama.
 
A pegada existencialista do roteiro é quase lírica. O vazio e o tempo parecem estar a favor de quem 'não quer nada com a vida'. A verdade é que esses indivíduos não conseguem preencher esses quesitos e precisam de ajuda para terem chances de almejar algo ou a sair do ostracismo.
 
O peso da reflexão ou da passividade é maior que a força da ação ou da pro atividade, mesmo que seja para se reaproximar de um familiar para pedir o mínimo de ajuda. Muitas vezes o pedido de socorro é sutil e silencioso, mas o barulho que provoca na sociedade é ensurdecedor.
 
O encontro (Time Out of Mind)
2014, EUA - 121 minutos
Drama
Direção: Oren Moverman
Roteiro: Jeffrey Caine, Oren Moverman
Elenco: Richard Gere, Jena Malone, Steve Buscemi, Ben Vereen
Cotação: * * * *
 
 
Termômetro:
- Humor: *
- Drama: * * * *
- Romance: *
- Fantasia: * 
- Ação / Aventura: *
- Policial: *
- Suspense: *  
- Sexualidade: * *
- Escatologia: *   
- Violência: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário