terça-feira, 28 de junho de 2016

A onda

É difícil ver filmes do subgênero catástrofe longe de Hollywood. Longas que retratam desastres naturais ou destruições demandam altos investimentos em efeitos especiais. Por isso, a maioria dessas produções é feita nos Estados Unidos, onde há recursos de grandes produtoras e bom mercado para o gênero.

Entretanto, se engana quem pensa que somente os norte-americanos sabem brincar com o tema. Os noruegueses também sabem e o filme "A onda" é prova disso.

A narrativa fala de uma equipe de geólogos que monitora fendas e desmoronamentos de rochas no interior da Noruega. Quando uma montanha inteira desaba sobre o mar formando um tsunami, uma pequena cidade localizada no vale rochoso precisa ser evacuada antes que as águas cheguem ao local.

Para dar contornos mais dramáticos ao enredo, a família de um dos geólogos tenta sobreviver ao incidente. Os clichês, a trama trivial e os estereótipos seguem a pegada desse subgênero. Tais características remetem ao longa "O impossível", sobre uma família que tenta sobreviver ao caos na Indonésia após a passagem de uma devastadora onda gigante. 

No entanto, a produção se destaca pelos bons efeitos visuais, pelo suspense bem orquestrado, pelo bom elenco e pelos dramas bem dirigidos por Roar Uthaug. Uma grata surpresa que merece ser apreciada!

A onda (Bølgen)
2015, NOR - 104 minutos
Drama/Suspense
Direção: Roar Uthaug
Roteiro: Harald Rosenløw-Eeg, John Kåre RaakeJohn Kåre Raake
Elenco:  Ane Dahl Torp, Kristoffer Joner, Arthur Berning, Edith Haagenrud-Sande, Eili Harboe
Cotação: * * * *


Termômetro:
- Humor: *
- Drama: * * * *
- Romance: * *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: * *
- Policial: *
- Suspense: * * * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: * *