segunda-feira, 13 de junho de 2016

Better Call Saul - 1ª temporada

A série "Better Call Saul" conta a história do advogado trambiqueiro que aparece nas temporadas finais de "Breaking Bad". Tudo que aparece aqui é uma introdução ao universo sujo e criminoso já revelado em 'BrBa'.
 
Também escrita e produzida por Vince Gilligan e Peter Gould, a trama se desenrola anos antes dos acontecimentos que envolvem o icônico personagem Walter White. Ainda que estejam em um cenário semelhante, ambas as séries são completamente diferentes.

Enquanto 'BrBa' foca no drama de Walter White - após descobrir ter câncer terminal, ele passa a produzir metanfetamina para garantir um futuro para a família, aqui Saul Goodman é Jimmy McGill, um advogado que procura ter prestígio e crescer profissionalmente de forma honesta. O problema é que ele só entra em enrascada.

Se a coisa não funciona da forma certa, Jimmy opta pelo 'errado' e é aí que o seriado se destaca ao mostrar, de maneira contagiante, a faceta manipuladora, golpista e atrapalhada do protagonista. Claro, a construção de Jimmy/Saul também se deve ao carismático Bob Odenkirk, que está brilhante ao incorporar a irreverência de seu personagem. Além disso, a série entrega um enredo de estrutura linear com diálogos afiados, humor negro pontual e situacional, dramaticidade bem desenvolvida e reviravoltas criativas.
 
"Better Call Saul" possui uma estética semelhante ao de 'BrBa', com fotografia simplista e atmosfera sempre seca e calorenta. A série pode não ter o mesmo nível de impacto da original, mas certamente tem um ritmo mais dinâmico e nunca fica cansativo.
 
Para o deleite dos fãs de 'BrBa', alguns personagens reaparecem aqui e com os mesmos atores. É o caso do traficante mexicano Tuco e o velhote Mike que, inclusive, tem boa participação na trama e tem uma história que merece ser contada em uma série própria.
 
Better Call Saul - 1ª temporada (Season 1)
2015, EUA - 480 minutos - 10 episódios
Comédia/Drama
Direção: Adam Bernstein, Colin Bucksey, Larysa Kondracki, Michelle MacLaren, Nicole Kassell, Peter Gould, Terry McDonough, Thomas Schnauz,  Vince Gilligan
Roteiro: Vince Gilligan e Peter Gould
Elenco: Bob Odenkirk, Jonathan Banks, Michael McKean, Patrick Fabian, Rhea Seehorn, Barry Shabaka Henley, Clea DuVall, Dennis Boutsikaris.
Cotação: * * * *
 
Termômetro:
- Humor: * * * *
- Drama: * * *
- Romance: *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: *
- Policial: * *
- Suspense: * 
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário