segunda-feira, 4 de julho de 2016

Batman vs Superman - A Origem da Justiça (Versão Estendida)

O teatro é uma arte que apresenta um espetáculo único. Cada peça tem uma diegese teatral diferente, o que o torna fascinante. O cinema é justamente o contrário, mas não menos arrebatador. O poder de encantamento da sétima arte tem várias vertentes e uma delas é o acesso a um conteúdo gravado em vídeo, o que faz do espetáculo único uma obra de conceitos e de admirações multilaterais.
 
A possibilidade de ver o mesmo conteúdo várias vezes proporciona a oportunidade de analisar melhor determinados filmes que trazem novidades para o home vídeo. É o caso de "Batman vs Superman: A Origem da Justiça", que foi lançado em plataforma streaming com uma versão definitiva do diretor com 30 minutos a mais que a versão do cinema.

Quando lançado nas telonas, o longa tinha expressivos 152 minutos. Muito se falou da longa duração e de graves problemas narrativos, o que o impediu de ser um sucesso ainda maior. Sua bilheteria mundial estacionou em 872 milhões de dólares e esperava-se mais de um bilhão. A versão com 3 horas de duração não é usual para o gênero e nem rentável para esse tipo de filme, por isso a complexa história sobre os maiores super herois da DC Comics sofreu cortes em sua edição para o cinema.

Afinal, a versão estendida de "Batman vs Superman" é melhor? Sem sombra de dúvidas, sim! A inserção de novos arcos dramáticos deixa a história mais consistente e as motivações dos personagens são mais bem explicadas. O roteiro, que recebeu críticas negativas na versão do cinema (inclusive por mim), se torna bom e evita o subentendimento sem ser didático. Se a trama não for clara em seu desenvolvimento, o recurso de subentender pode abrir brechas para furos na narrativa e isso aconteceu na primeira edição.

A melhora foi substancial com relação a dramaticidade do filme. No resto, segue como foi a versão para o cinema, com muitas falhas na direção de Zack Snyder, como havia escrito em meu texto anterior. No geral, posso afirmar que as 3 horas de "Batman vs Superman" me deixou mais satisfeito com a obra o que me faz acrescentar uma estrela em minha avaliação.

Como é bom ter o recurso do uso caseiro para assistirmos cenas deletadas ou versões do diretor (sem a imposição de produtores ou estúdios) para que possamos ter novas percepções.

Batman Vs Superman - A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice)
2016, EUA - 180 minutos
Aventura/Ação
Direção: Zack Snyder
Roteiro: Bill Finger, Bob Kane, Chris Terrio, David S. Goyer, Jerry Siegel, Joe Shuster
Elenco: Henry Cavill, Ben Affleck, Gal Gadot e Jesse Eisenberg, Amy Adams, Diane Lane, Holly Hunter, Jeremy Irons, Laurence Fishburne, Ezra Miller, Jason Momoa, Kevin Costner, Jeffrey Dean Morgan
Cotação: * * * *


Termômetro:
 - Humor: * *
- Drama: * * * *
- Romance: * *
- Fantasia: * * * * *
- Ação / Aventura: * * * *
- Policial: * * *
- Suspense: * * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: * * *