segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Ben-Hur

É quase impossível não comparar o clássico de 1959, até hoje considerado o maior épico da história do cinema, com essa releitura de "Ben-Hur". Ainda assim, é preciso um pouco de esforço para analisar essa nova versão, dirigida por Timur Bekmambetov, que não é ruim, mas esquecível.
 
"Ben-Hur" é tecnicamente espetacular. Direção de arte, figurinos e efeitos visuais atualizam com boa qualidade estética a reconstituição de época. Apesar de o elenco atual não ser tão carismático (Jack Huston até se esforça, mas não é um Charlton Heston), o que mais difere da versão de 1949 em relação a trama é o foco.

Enquanto a produção dirigida por William Wyler dramatizava as situações com boas pitadas religiosas, aqui o enfoque é na aventura. Claro, também há passagens bíblicas e uma participação maior de Jesus Cristo que está bem interpretado por Rodrigo Santoro, mas os momentos em cena do nazareno não são emblemáticos como no clássico.
 
"Ben-Hur" tem fôlego, mas não é grandioso como deveria ser. Isso se deve a direção burocrática de Bekmambetov. A impressão é que o cineasta evitou a criatividade visual que lhe foi tão peculiar em seus longas anteriores e respeitou o legado do clássico ao trabalhar em cima de uma cartilha pronta. Por isso vemos um certo convencionalismo aplicado à fotografia, nos planos e enquadramentos de câmera, nada que outros épicos não tenham mostrado antes.

Ao menos, o roteiro e a montagem não decepcionaram em relação a objetividade narrativa e nas sequências de ação, principalmente na tensa batalha naval e na famosa corrida de bigas, tão boa e longa como àquela de 1959. No geral, "Ben-Hur" é um entretenimento correto, tem lá sua emoção e não pretende ser melhor que a obra de inspiração, que ainda é a grande referência sobre o simbólico personagem-título.
 
Ben-Hur
2016, EUA - 124 minutos
Aventura/Drama
Direção: Timur Bekmambetov
Roteiro: John Ridley, Keith Clarke, Lew Wallace
Elenco: Ayelet Zurer, Jack Huston, Morgan Freeman, Nazanin Boniadi, Rodrigo Santoro, Toby Kebbell, Alan Cappelli Goetz, Dato Bakhtadze, David Walmsley
Cotação: * * *