sábado, 3 de setembro de 2016

Demônio de Neon

"Demônio de Neon", dirigido por Nicolas Winding Refn (NWR), do premiado "Drive", traz o que o cineasta tem de melhor: apuro técnico. Entretanto, o roteiro, escrito por ele, que retrata de forma curiosa e obscura os bastidores da indústria da moda, com ponto de vista de uma modelo iniciante, pode causar incômodo em seu terceiro ato pelo radicalismo na transição de gêneros.

Até que a reviravolta aconteça, o filme é envolvente ao apresentar uma estética de cores fortes, ritmo lento, enquadramentos estáticos, tomadas em slowmotion e movimentos singelos de câmera.

Aliado a esse conjunto de características que compõe a bela fotografia do longa, há uma trilha sonora interessante de Cliff Martinez que imersa o espectador em músicas eletrônicas de tons progressivos que remete ao estilo musical dos anos 80.

Para quem curte o feitio de NWR pode ficar extasiado com a plasticidade bem conduzida por ele. Além disso, o cineasta dinamarquês trabalha com eficiência o mistério e a tensão ao descrever a jornada da jovem e promissora modelo - bem interpretada por Elle Fanning, que parece ser um 'demônio' para as concorrentes.
 
O conceito do título se aplica a qualquer personagem que aparece durante a projeção. Todos são retratados de forma sombria e com cara de poucos amigos, o que garantem a aura enigmática do longa. Tal particularidade da trama contribui para dar intensidade ao clímax perturbador. 
 
A grande manobra do roteiro pode dividir opiniões, principalmente por jogar na tela de forma repentina um gênero terror ‘hardcore’ que, de certa forma, não foi sugerido ao longo da narrativa. O desfecho é um conceito alegórico de representar a moral da história que pode causar estranheza pelas bizarrices em cena. Se isso funciona ou não, dependerá da apreciação de cada um.
 
Demônio de Neon (The Neon Demon)
2016, EUA - 117 minutos
Suspense/Terror
Direção: Nicolas Winding Refn
Roteiro: Mary Laws, Nicolas Winding Refn, Polly Stenham
Elenco: Christina Hendricks, Elle Fanning, Jena Malone, Keanu Reeves, Abbey Lee, Alessandro Nivola, Bella Heathcote, Cameron Brinkman, Charles Baker, Chris Muto, Desmond Harrington.
Cotação: * * *