sábado, 19 de novembro de 2016

Sully: O herói do rio Hudson

"Sully: O herói do rio Hudson" é uma cinebiografia de Capitão Chesley "Sully" Sullenberger. Ele foi o piloto do Airbus A320 que teve de fazer um pouso de emergência no Rio Hudson, em Nova Iorque, em 2009, após um bando de aves colidir com a aeronave que comandava. Suas decisões e experiência na aviação diante do momento crítico fizeram dele um heroi nacional, principalmente por ter salvo toda a tripulação.

O foco aqui não é o 'Milagre no Hudson', como o episódio ficou conhecido,  que transformou o comandante em 'herói celebridade', mas os eventos por trás do fato heroico antes, durante e depois do incidente.
Para amarrar todas as pontas dessa dramaticidade, nada melhor que um roteiro redondinho de Todd Komarnicki e contar com as presenças do competente Tom Hanks no elenco (em uma performance séria e contida) e com um Clint Eastwood perfeccionista na direção.

Clint, inclusive, foi detalhista ao explorar a história de Sully, que participou da pré produção, para que tudo saísse de forma realista, sem ser piegas e com muita sutileza. Ele encaixa todas as situações de maneira pontuais. Até nos bons momentos de tensão e nas cenas espetaculares (vide os primeiros minutos), há uma sensibilidade que nos contagia.

O filme, embora tenha uma premissa semelhante com "O voo", de Robert Zemeckis, não fica restrito ao drama da queda da aeronave sobre o rio Hudson, que é reconstituída de forma eficiente pela bela fotografia acinzentada (que transmite sensação de frio) e pelos bons efeitos visuais. O roteiro vai além do 'momento tragédia': aborda a transformação de uma pessoa comum em herói nacional pela mídia; retrata situações pós traumáticas de Sully, sobretudo pela demora em assimilar tudo o que acontece, e a investigação sofre o acidente que tenta desconstruir a reputação do protagonista. O processo de averiguação, embora faça parte do protocolo em acidentes aéreos, chega a ser um antagonista diante das ações de Sully e, também, da aclamação popular que o considera um ícone pela proeza.

A introspecção do personagem principal aliada a sua humildade e ao profissionalismo é que fazem emocionar. Sully, apesar de ter salvo 155 vidas em uma situação inacreditável,  se tornou notável pelo simples fato de exercer sua função com perfeição e frieza, ao fazer a coisa certa na hora certa.

Sully: O herói do rio Hudson (Sully)
2016, EUA - 96 minutos
Drama
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Todd Komarnicki
Elenco: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Anna Gunn, Laura Linney, Sam Huntington, Ahmed Lucan,  Autumn Reeser, Brandon Van Vliet
Cotação: * * * * *