sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Filmes que retratam o drama por traz de acidentes aéreos

O acidente aéreo que matou a delegação de futebol da Chapecoense e jornalistas chocou o mundo no dia 29 de novembro de 2016. Pelo número de vítimas falecidas, 71 no total, a tragédia envolvendo esportistas é a maior da história. Nada confortará aqueles que amavam essas pessoas que perderam a vida. Somente o tempo para nos fazer saudar, refletir e superar esse enorme obstáculo que surgiu em milhões de corações. #ForçaChape

Entretanto, de tempos em tempos, o cinema costuma retratar episódios como esse.

Baseado em fatos verídicos, ou não, a dramatização de acidentes aéreos impressiona e emociona, principalmente por associarmos com eventos reais. Há inúmeros filmes que possuem essas casualidades como premissa para o desenvolvimento da trama. Impossível não remeter a algumas produções cinematográficas quando acontecem essas tragédias. Abaixo seguem 5 filmes sobre essas tristes ocorrências:
 
Vivos (Alive, 1993, EUA/CAN): o filme, dirigido por Frank Marshall, reproduz com realismo a história de sobrevivência de um time de jogadores de rugby do Uruguai que sofre um acidente aéreo na cordilheira dos Andes, no Chile, em 13 de outubro de 1972. Várias tentativas de resgate foram feitas, mas as intensas tempestades de neve evitaram que os voos de reconhecimento localizassem os sobreviventes. A cada dia sem sinal de vida e o frio congelante aumentaram a desesperança e o resgate foi cancelado. A esperança foi despertada nos acidentados quando um pequeno grupo decidiu caminhar pela neve até encontrar ajuda. No total, foram 10 semanas até o salvamento. O que ficou marcado no episódio foi a atitude canibalesca das pessoas que tiveram que comer os mortos para não morrerem de fome, já que a comida ficou escassa depois de 8 dias. Um longa tenso, desesperador e perturbador.
 
Náufrago (Cast Away, 2000, EUA): é um filme sobre um solitário homem que sobrevive durante anos em uma ilha deserta no meio do Pacífico. Entretanto, o que o levou para a tal ilha foi um acidente aéreo. O protagonista é um engenheiro de sistemas da FedEx, empresa aérea de  Encomendas Expressas e Cargas Internacionais. Numa viagem de rotina sobre o Pacífico, uma forte chuva derruba o avião em que está e acaba sendo o único sobrevivente da queda ficando preso em uma ilha. Sua obsessão por tempo e rapidez se transforma num exercício de paciência, persistência e sobrevivência. Robert Zemeckis faz um dos melhores trabalhos da carreira, assim como Tom Hanks, que foi indicado ao Oscar por sua atuação.

Voo United 93 (United 93, 2006, EUA): é um dos longas mais tensos e dramáticos sobre um acidente aéreo já feitos. O título se refere a um dos aviões que participou do plano dos terroristas do fatídico '11 de setembro' para atacar os Estados Unidos, em 2001. Ainda não se sabe o que de fato aconteceu com esse voo. Há duas versões para a história: o abatimento da aeronave por caças norte-americanos; e que o avião teria caído por causa de uma tentativa de retomada de comando por parte da tripulação. O filme é baseado nesse último argumento que foi inspirado nos relatos das vítimas que teriam ligado para seus familiares pouco antes da tragédia. Paul Greengrass dirige, roteiriza e assina a produção. Ele recebeu indicação ao Oscar 2007 como melhor diretor.

 
O Voo (Flight, 2012, EUA): não parece, mas é. Dirigido pelo competente Robert Zemeckis, o filme é baseado na queda do Alaska Airlines 261, que aconteceu no dia 31 de janeiro de 2000, no Oceano Pacífico, em função de uma falha catastrófica do estabilizador horizontal. O modelo do avião, em questão, é o McDonnell Douglas MD-83, o mesmo utilizado para dramatizar a história de um piloto alcoólatra que, após uma pane, faz uma manobra incomum na aeronave para realizar um pouco de emergência e salvar a maioria da tripulação. O roteirista John Gatins, indicado ao Oscar, fez diversas alterações dos fatos para entregar o roteiro aos produtores. Não é à toa que levou 10 anos para concluí-lo e entregou um script, digamos, menos trágico, já que o evento real não registrou sobreviventes, e mais reflexivo ao focalizar o comportamento do protagonista. Denzel Washingson faz o personagem principal e foi indicado ao Oscar por sua interpretação.

Sully - O herói do Rio Hudson (Sully, 2016, EUA): não demorou muito para que a façanha do Capitão Chesley "Sully" Sullenberger fosse parar nas telonas. Ele foi o piloto do Airbus A320 que teve de fazer um pouso de emergência no Rio Hudson, em Nova Iorque, em 2009, após um bando de aves colidir com a aeronave que comandava. Resultados de suas ações: aterrissagem perfeita sobre a água, não houve óbitos e toda a tripulação saiu ilesa do acidente. Dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Tom Hanks, o filme emociona pelo feito e proporciona muita tensão ao retratar as sessões protocolares pós acidentes aéreos que tenta desconstruir a imagem de herói do protagonista. Curiosamente, a data de estreia do filme no Brasil, programada para 1º de dezembro, foi adiada por suas semanas por causa do acidente com o avião que transportava a equipe da Chapecoense para Medellín, na Colômbia.