quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Invasão Zumbi

De vez em quando, o cinema sul-coreano costuma nos brindar com algumas pérolas (como "Oldboy", "O caçador", entre outros), e "Invasão Zumbi" é uma delas. Mesmo tendo como tema os famigerados 'mortos-vivos', a produção não deixa nada a desejar com relação aos filmes hollywoodianos. Inclusive, pode-se considerar um dos melhores do subgênero.

A trama, que parece um spin-off de "Guerra Mundial Z", mostra a evolução da epidemia sob o ponto de vista de uma família. Pai e filha embarcam em um trem em Seul para a garota visitar a mãe em Busan, do outro lado do país. Durante a viagem, os passageiros são transformados em zumbis e um pequeno grupo tenta se proteger para não ser mordido e contaminado.

Atualmente, produções sobre zumbis estão mais que batidas. O que diferencia um filme do outro, sem entrar no mérito técnico e no alto investimento que pode proporcionar qualidade visual, é a forma como o roteiro expõe a premissa e trabalha os clichês. "Invasão Zumbi" tira isso de letra!

O diretor e roteirista Yeun Sang-Ho esbanja criatividade ao criar pontos de vista e cenas de tensão incomuns e com bastante emoção. Até no trivial desenvolvimento de personagens - o pai ausente, o casal de namorados, o brutamontes, a grávida e a criança em perigo, o individualista -, o cineasta consegue fazer com que todos tenham arcos dramáticos bem definidos sem ser piegas.

A qualidade visual também não fica para trás. Além dos efeitos especiais e maquiagens convincentes, a fotografia também ajuda a criar o clima de suspense. Os enquadramentos de câmera eficientes, o bom uso da iluminação e o cenário apocalíptico bem feito proporcionam uma atmosfera claustrofóbica ímpar de dar inveja em muitas produções estadunidenses.

Certamente, "Invasão Zumbi" é uma das melhores produções sobre 'mortos-vivos' dos últimos anos!

Invasão Zumbi (Busanhaeng/Train to Busan)
2016, COR - 118 minutos
Terror
Direção: Yeun Sang-Ho
Roteiro: Yeun Sang-Ho
Elenco: Gong Yoo, Ma Dong-Seok, Choi Gwi Hwa, Choi Woo Shik, Jung Suk Yong, Jung Yu-Mi, Kim Eui-Sung, Kim Jae-rok, Kim Soo-Ahn
Cotação: * * * *