quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Minha mãe é uma peça 2

Paulo Gustavo é, realmente, talentoso. De todos os personagens que interpreta, o melhor é a hilária Dona Hermínia, figura inspirada na própria mãe e que é a 'alma do negócio' na sequência do sucesso "Minha mãe é uma peça". Aqui, o ator atende o chamado do público fã do original: entretenimento mais do mesmo.
 
Esta continuação tem mais tagarelice da protagonista, diversos momentos cômicos, mais dramaticidade e tecnicamente é melhor que o antecessor. O  roteiro acerta na comédia (o humor parece esquetes sequenciadas) e na premissa que coloca Hermínia diante da síndrome do ninho vazio, mas escorrega no desenvolvimento de algumas situações.

 
É claro que o roteiro de Paulo Gustavo, co-escrito por Fil Braz ("Tô Ryca"), é mais complexo que o anterior. Há certa dificuldade em equilibrar o foco em relação as inúmeras circunstâncias que surgiram após o primeiro filme. Antes o núcleo era a convivência conturbada entre pais (mãe, no caso) e filhos. Aqui, o argumento que dá dramaticidade ao filme é a síndrome do ninho vazio, quando Juliano e Marcelina se mudam de Niterói para São Paulo onde conseguem trabalho.
 
Além dos filhos, Dona Hermínia deve conciliar seu novo problema com outros obstáculos, como o programa de TV, a convivência com o netinho levado, a recepção da irmã 'chata' que mora nos Estados Unidos e o drama que envolve a tia Zélia, talvez o único fato que parece estar mais deslocado na trama no que se refere às pretensões do script. No entanto, a personagem que poderia ter um desenvolvimento melhor é a Marcelina. É por causa dela que a narrativa se inspira para ter algum rumo, mas a fragilidade de seu desdobramento faz o filme ter um clímax ruim, pouco emotivo e com uma conclusão repentina.
 
No geral, "Minha mãe é uma peça 2" é uma ótima diversão e faz o espectador rir bastante das várias situações cômicas que surgem na tela de maneira pontuais. E o brinde ao final do longa é a ponta para uma terceira parte das peripécias da Dona Hermínia.
 
Minha mãe é uma peça 2
(BRA - 2016, 86 minutos)
Comédia
Direção: César Rodrigues
Roteiro: Paulo Gustavo e Fil Braz
Elenco: Paulo Gustavo, Alexandra Richter, Bruno Bebianno, Herson Capri, Mariana Xavier, Patrícia Travassos, Rodrigo Pandolfo, Samantha Schmutz, Suely Franco
Cotação: * * *