sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Lion: Uma Jornada Para Casa

"Lion " é uma jornada sobre perda e busca de origens. Na trama, um garotinho indiano, Saroon, se perde da família e andarilha pelo submundo da Índia. Adotado por um casal australiano, Saroon cresce com a nova família e se esquece de seu passado. Após 25 anos, em um momento de descontração com amigos ele se lembra de sua infância e procura, freneticamente, informações que levam a seus parentes biológicos.
 
Inspirado em fatos reais, o longa se divide em duas partes: o drama e os maus bocados de Saroon na Índia e sua vida de adulto na Austrália.
A grande valia do filme, além do clímax, é sua primeira metade que possui bom ritmo e uma belíssima e contagiante fotografia que retrata, de maneira artística e realista, o submundo indiano pelos olhos de uma criança. A iluminação e os enquadramentos de câmera fazem toda a sujeita e pobreza em cena se tornarem belas, algo parecido com o termo a 'cosmética da fome' que vimos em "Cidade de Deus".
 
O roteiro de Luke Davies, que adapta o livro "Uma Longa Jornada para Casa", do próprio Saroo Brierley, faz com que o espectador crie um vinculo emotivo muito forte com o protagonista. As situações criadas por Davies são convincentes, tensas e de grande apelo familiar, principalmente no que diz respeito a gênese (raízes familiares), a adoção (visto como uma oportunidade de progredir na vida e ser amado) e a procura incessante pelos entes biológicos.
 
Tudo isso entra em harmonia na projeção por causa do diretor Garth Davis. É ele quem dá o tom dramático ao longa ao interagir os recursos técnicos que compõem uma representação cinematográfica. Ainda que o visual seja realista e o espectador ficar rodeado de tristeza, a atmosfera do longa nunca fica pesada. Isso acontece muito em função de estarmos acompanhando os acontecimentos pelo ponto de vista de uma criança, a inocência que Davis transpõe para as cenas com muita sutileza.
 
Além da ótima fotografia e do bom roteiro, o diretor também insere de forma pontual a sensível trilha sonora. Ela, diga-se de passagem, ajuda o clímax ficar ainda mais emocionante e, claro, contribui para o filme ser arrebatador. Destaque para as atuações seguras dos coadjuvantes Dev Patel e Nicole Kidman.
 
Lion: Uma Jornada Para Casa (Lion)
2016, AUS - 118 minutos
Drama
Direção: Garth Davis
Roteiro: Luke Davies
Elenco: David Wenham, Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, Abhishek Bharate,
Aditya Roy Kapur, Arka Das, Benjamin Rigby, Deepti Naval, Divian Ladwa
Cotação: * * * * *