segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Manchester à beira mar

"Manchester à beira mar" é um filme sobre rotinas, perdas e recomeço. A narrativa retrata o cotidiano do zelador Lee Chandler (Casey Affleck). Introspectivo e de estopim curto, sua vida muda após a morte do irmão e, também, por 'herdar' a guarda de seu sobrinho Patrick (Lucas Hedges), um jovem que, aparentemente, não sofreu com o falecimento do pai.
 
O que mais importa no longa é saber o porque de Lee Chandler ter um comportamento tão reprimido. O roteiro, com atmosfera fria e angustiante,  apresenta o personagem por meio de flashbacks espalhados pela história e o espectador descobre, aos poucos, os tristes motivos pelos quais o levaram a ser o que é.

O ponto alto em que retrata a grande prostração de Lee é perturbador ao extremo e a cena dessa desolação é genialmente dirigida por Kenneth Lonergan, que também assina o roteiro. Inicialmente, a lentidão imposta por Lonergan incomoda, mas após as primeiras cenas do passado de Lee o ritmo melhora, principalmente quando o seu sobrinho Patrick começa a fazer parte de seu dia a dia.
 
O ator Casey Affleck está em uma atuação contida e convincente, porém quem rouba a cena, de fato, é Lucas Hedges que equilibra muito bem a pseudo independência de seu personagem com a tristeza da dor da perda e com a maturidade da superação. O auge de ambas as interpretações acontecem quando tio e sobrinho entram em discussão por motivos visivelmente fúteis, mas de grande apelo familiar. 
 
Apesar da mão pesada de Lonergan em alguns momentos, as situações criadas pelo roteiro são bem resolvidas pelo diretor e estão longe de serem piegas e melodramáticas. Entretanto, faltou uma catarse melhor para finalizar o arco do protagonista. Claro, há certa empatia e muitas pessoas devem se identificar com Lee, mas não há a emoção suficiente para que o personagem se torne, digamos, inesquecível.
 
Manchester à beira mar (Manchester by the Sea)
EUA, 2016 / 135 minutos
Drama
Direção: Kenneth Lonergan
Roteiro: Kenneth Lonergan
Elenco: Casey Affleck, Kyle Chandler, Lucas Hedges, Amanda Blattner, Anna Baryshnikov, Ben O'Brien, Brian Chamberlain, Chaunty Spillane
Cotação: * * *