sábado, 16 de setembro de 2017

Em ritmo de fuga

"Em ritmo de fuga" é um exemplo de criatividade para o cinema contemporâneo. Tudo é convencional, mas é feito de maneira pouco comum. Méritos para o diretor e roteirista Edgar Wright que teve o cuidado de deixar o longa redondinho e com pouquíssimas falhas.

A trama mostra a vida do jovem Baby (em ótima atuação de Ansel Elgort), um excelente motorista de fuga que para de prestar seus serviços para o crime. Como diz o ditado, 'você sai do crime, mas o crime não sai de você', ele é convencido pelo seu ex-chefe a fazer outro trabalho. Quando um assalto dá errado, Baby deve fugir de bandidos e, também, da polícia para não ser preso. O curioso é que ele precisa ouvir músicas o tempo todo para silenciar o zumbido que o perturba decorrente de um acidente na infância.
 
"Em ritmo de fuga" é pulsante, esperto e divertido, tanto nas boas piadas situacionais como nas referências a cultura pop. Além disso, há ótimos diálogos, todo o elenco está muito bem, a edição é inventiva e as sequências de ação são empolgantes.
 
Outro destaque é o som. Será uma  injustiça se o filme não for indicado ao Oscar nessa categoria. É um trabalho brilhante, tanto na escolha das músicas como na orquestração das mesmas como parte da narrativa. Isso faz o longa ter uma atmosfera cool, além de proporcionar ao espectador uma experiência sonora incrível.
 
Fazia tempo que não surgia um produto cinematográfico 'cult instantâneo'.
 
Em ritmo de fuga (Baby Driver)
2017 – EUA, 113 minutos
Ação
Direção: Edgar Wright
Roteiro: Edgar Wright
Elenco: Ansel Elgort, Eiza González, Jamie Foxx, Jon Hamm, Kevin Spacey, Lily James, Andy McDermott, CJ Jones, Flea, Jon Bernthal
Cotação: * * * * *