quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A Origem do Dragão

"A Origem do Dragão" é mais um filme que retrata a vida do lendário Bruce Lee. Aqui, no entanto, discorre sobre um curioso episódio em sua carreira antes se tornar um astro em Hollywood.
 
Já estabelecido nos Estados Unidos e com uma academia para ensinar o Kung Fu em uma comunidade local na cidade de São Francisco, Lee recebe a visita do mestre chinês Wong Jack Man. O intuito de Man em ir à Califórnia é para conhecer a pessoa que estaria proliferando de forma errônea os conceitos da arte marcial. Esse encontro culmina em uma luta com poucas testemunhas que se tornou um dos confrontos mais emblemáticos na carreira de Lee.
 
Um dos problemas de "A Origem do Dragão" é que Bruce Lee (que está arrogante) é quase um coadjuvante e sua participação, assim como a presença 'zen' de Wong Jack Man, só tem relevância na trama para atender a um pedido de um pupilo. Esse aluno é o responsável por planejar a tal luta apenas para tentar libertar seu interesse amoroso da máfia chinesa, em Chinatown.
 
Por mais que o longa seja inspirado em fatos reais, o argumento para o tal embate soa deslocado na trama. Além disso, o roteiro sofre com a indefinição de foco e a narrativa dá mais ênfase nas subtramas que contornam a grande luta. As ações desses pequenos acontecimentos até contribuem para a contextualização da história, mas são praticamente irrelevantes para o que realmente interessa.
 
Apesar de tudo, "A Origem do Dragão" tem bom ritmo e executa bem o tal confronto em uma sequência com poucos cortes de câmera e com coreografia convincente. É a melhor parte do filme em que estilos diferentes de Kung Fu se colidem para ensinar a ambos os lutadores importantes lições. É o único momento em que a filosofia da arte marcial é discutida com alguma profundidade, mesmo que seja da maneira silenciosa e com entreolhares que dizem tudo. O terceiro ato, embora seja divertido em termos de brigas, não supera o sentimento de frustração de uma produção que não explora o potencial temático que tem.
 
A Origem do Dragão (Birth of the Dragon)
2017, EUA/CHI - 103 minutos
Ação / Drama
Direção: George Nolfi
Roteiro: Christopher Wilkinson e Stephen J. Rivele
Elenco: Philip Ng, Yu Xia, Andy Arness, Billy Magnussen, Christina July Kim, Darren E. Scott
Cotação: * * *