sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A grande jogada

"A grande jogada", dirigido e roteirizado por Aaron Sorkin (escreveu o premiado "A Rede Social") e protagonizado por Jessica Chastain, é inspirado na vida de Molly Bloom, uma esquiadora que abandonou a profissão esportiva por causa de um grave acidente e se tornou milionária promovendo jogos de poker.

Os destaques são o roteiro afiado e detalhista de Sorkin e a boa edição não linear. A montagem, inclusive, é ágil e proporciona bom ritmo ao longa, principalmente ao dinamizar os diálogos e as ações da protagonista. 

As interlocuções, no entanto, possuem um excesso de velocidade em alguns momentos. Embora seja uma peculiaridade de Sorkin (que se assemelha com "A Rede Social"), isso pode incomodar 'aos mais lentos', mas não prejudica no entendimento da narrativa.

Apesar disso e da longa duração, o filme nunca fica cansativo e a trama contagia o espectador pelos rumos que toma e, também, ao adentrar no curioso universo do poker. Ah, claro, a atuação de Jessica Chastain está notável e faz, aqui, o melhor trabalho da carreira.

A grande jogada (Molly's Game)
2017, EUA  - 140 minutos
Drama
Direção: Aaron Sorkin
Roteiro: Aaron Sorkin
Elenco: Jessica Chastain, Idris Elba, Kevin Costner, Michael Cera, Angela Gots, Bill Camp, Brian d'Arcy James, Chris O'Dowd, Claire Rankin, Graham Greene, J.C. MacKenzie, Jeremy Strong
Cotação: * * * *