segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Projeto Flórida

Ambientado no subúrbio de Orlando, na Flórida, o longa acompanha o cotidiano de crianças que moram em um hotel que abriga famílias pobres da região.Uma delas é Moonee (Brooklynn Prince), a filha de seis anos da politicamente incorreta Halley (Bria Vinaite). Enquanto a mãe vive praticando pequenos golpes e recebendo ajuda de amigos para sobreviver, a menina, sempre travessa, aproveita sua infância e não mede esforços para brincar com os amigos, mesmo que tenha que perturbar a ordem do lugar onde mora.
 
O grande triunfo de "Projeto Flórida", dirigido e roteirizado por Sean Baker ("Tangerine"), é o elenco desconhecido. O único famoso é Willem Dafoe, que interpreta com muito carisma o dedicado gerente do tal hotel. É impressionante a naturalidade das crianças em cena, em especial de Brooklynn Prince, que consegue apresentar níveis dramáticos incrivelmente eficientes ao ser irritantemente atrevida e emocionalmente fofa. A atuação que ela nos entrega no clímax é de arrepiar!
 
A simplicidade de "Projeto Flórida"  também é outro destaque. A fotografia aposta no estilo marginal, com tomadas em locações, iluminação muitas vezes natural e câmera sempre na mão, para proporcionar verossimilhança. Além disso, o realismo é tão bem trabalhado nos planos e enquadramentos que Baker consegue nos envolver facilmente com os personagens como se fôssemos um morador do local.
 
Com isso, a história aparentemente simples ganha alguma complexidade quando passamos a nos importar com as pessoas, gerando sentimentos como a gratidão (pelo esforço do gerente em preservar a ordem, a segurança e o cuidado para com todos), a preocupação (pela preservação do aspecto lúdico para com as crianças) e a esperança por dias melhores. Se estamos vivos, projetamos o crescimento e a felicidade, mesmo que tenhamos de enfrentar as adversidades que a vida nos impõe.
 
Projeto Flórida (The Florida Project)
2017, EUA - 115 minutos
Drama
Direção: Sean Baker
Roteiro: Sean Baker
Elenco: Aiden Malik, Bria Vinaite, Brooklynn Prince, Christopher Rivera, Valeria Cotto, Willem Dafoe, Caleb Landry Jones, Josie Olivo, Macon Blair, Mela Murder
Cotação: * * * *