terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Sem amor

É impressionante como o título de filmes no Brasil pode ser, muitas vezes, revelador. Esta produção do cinema russo é um exemplo. Apesar disso, a expressão 'sem amor' pode ser interpretada como a moral da história ao representar a falta de benevolência da sociedade nos dias de hoje diante da relação entre pais e filhos.
 
A narrativa mostra o casal Zhenya e Boris que estão em meio a uma separação. Ambos já possuem novos parceiros e não vêem a hora de vender o atual apartamento para seguirem em diante com suas vidas. Após uma briga entre eles, o filho Alyosha, de 12 anos, foge de casa e desaparece.

"Sem amor" possui um tema de extrema importância para o mundo contemporâneo ao criticar a falta de responsabilidade da família que 'abandona' seus filhos. Esse afastamento pode acontecer de diversas formas, como o desinteresse, a ausência, o maltrato e, também, o esquecimento da existência de uma criança quando as brigas de uma separação tendem visar mais o interesse individual de cada um. Com isso, ninguém se importa com o psicológico ou a imaturidade dos jovens, que podem ficar confusos por estarem vivendo em um lar (o 'porto seguro') ou uma casa (lugar transitório).
 
Tudo isso é trabalhado pelo diretor Andrey Zvyagintsev ("Leviatã") de maneira fria, lenta e sensivelmente provocadora.  Aqui, ele retrata o desamor de forma poética com câmeras estáticas, diversos planos abertos com paisagens melancólicas de cores saturadas, quase desbotadas, e muitas cenas que possuem zumbidos hipnotizantes ou silêncios 'ensurdecedores'.
 
O filme possui duas partes: a primeira estabelece os interesses e o confronto do casal; a segunda os une à procura pelo garoto. É curioso notar que Zvyagintsev foca de forma tão intensa as vidas paralelas dos protagonistas que até esquecemos do sumiço do menino. Quando o casal nota o desaparecimento do filho, isso se torna um plot twist eficiente. Por causa disso, além de nos surpreendermos com o fato, passamos a nos importar com o pequeno personagem e a refletir sobre a falta de amor dos pais que deixaram a tal situação acontecer.
 
É perturbador ver o aparente desinteresse da família na busca por Alyosha. Quando 'cai a ficha' na cabeça do casal separado, já é tarde demais e o impacto é irreversível. Destaque para a cena em que a filha diz à mãe sobre o desaparecimento do neto. É quase um clímax no meio do filme.
 
Sem amor (Nelyubov/Loveless)
2017, RUS - 120 minutos
Drama
Direção: Andrey Zvyagintsev
Roteiro: Oleg Negin
Elenco: Aleksey Rozin, Maryana Spivak, Matvey Novikov, Vladimir Vdovichenkov
Cotação: * * * *