terça-feira, 13 de março de 2018

Jumanji: Bem-Vindo à Selva

"Jumanji: Bem-Vindo à Selva" é o típico filme para se desligar o cérebro e curtir a aventura de maneira mais descompromissada possível. No entanto, como se trata de uma continuação de um longa de 1995 estrelado por Robin Williams, um dos clássicos do gênero da década de 90, é preciso observar a coerência da fantasia entre as produções antes de colocarmos a cabeça em 'off'.
 
A dinâmica do roteiro é praticamente a mesma do original. Ao descobrirem e jogarem um misterioso jogo de nome 'Jumanji', um grupo de jovens é transportado para a realidade da 'brincadeira' onde vivem diversas aventuras em uma selva repleta de perigos. Lá, eles conhecem um jogador que está preso e desaparecido por anos com o qual devem se aliar para finalizarem o jogo e voltarem para a casa.
 
Há erros e acertos nesta continuação dirigida por Jake Kasdan. A contextualização de "Jumanji" (1995), de transformar a plataforma do jogo de tabuleiro em videogame (assim como a inserção de avatares dos protagonistas) é bem vinda. O problema é que o roteiro não desenvolve com eficiência determinados detalhes dessa transformação e força o espectador a aceitar ações que fogem da lógica proposta. A falta de clareza das regras e objetivos a serem seguidos são exemplos.
 
Além disso, pelo orçamento de 90 milhões de dólares gastos na produção, as cenas aventurescas (incluindo os efeitos visuais em alguns momentos) mereciam ser mais bem elaboradas. Tudo parece estar no piloto automático e não há nenhuma sequência que impressione.
 
Por outro lado, "Jumanji: Bem-Vindo à Selva" compensa as confusões textuais e situações inconvincentes com o bom humor bem encaixado e, claro, com o carisma de seu elenco. Há boas circunstâncias cômicas protagonizadas, em especial, por Kevin Hart e Jack Black. Já Dwayne Johnson faz o seu papel de sempre, o brutamonte gente boa, e Karen Gillan, a menos conhecida da trupe, é a única que não se destaca tanto.
 
No fim das contas, embora falte alma ao filme (tem corpo, mas não tem essência), "Jumanji: Bem-Vindo à Selva" cumpre o que promete, o de proporcionar uma divertida aventura descartável para quem procura apenas um passatempo.
 
Jumanji: Bem-Vindo à Selva (Jumanji: Welcome to the Jungle)
2017, EUA - 118 minutos
Aventura
Direção: Jake Kasdan
Roteiro: Chris McKenna, Chris Van Allsburg, Erik Sommers, Jeff Pinkner, Scott Rosenberg
Elenco: Dwayne Johnson, Bobby Cannavale, Jack Black, Karen Gillan, Kevin Hart, Nick Jonas, Alex Wolff, Colin Hanks, Juan Gaspard, Madison Iseman
Cotação: * *