quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mundos Opostos

Filmes que aplicam o surrealismo com eficiência dão resultados interessantes. É o caso do ousado “Mundos Opostos”, que parte de uma simples premissa para ser uma experiência vertiginosamente curiosa.

A narrativa mostra dois mundos, um sobre o outro, e uma paixão proibida entre uma mulher que vive na riqueza ‘de cima’ e um rapaz que mora entre os menos favorecidos na parte ‘de baixo’. Ambos vão lutar contra tudo e contra todos para que ninguém atrapalhe o amor que os une.

É notável o esforço da produção em trabalhar com os absurdos e parte disso são muito bem contornados ao obedecer a leis da física, o que dão certo ‘realismo gravitacional’ quando o protagonista precisa de soluções ou ir ao 'mundo superior'. Sem falar nos efeitos visuais e fotografia de cores saturadas que são deslumbrantes e deixam o longa ainda mais fascinante.

Inicialmente, o roteiro trabalha bem a ideia proposta e procura ser convincente, mas derrapa na segunda metade ao dar mais atenção para a convencional trama amorosa shakespeariana. Isso deixa a complexidade entre os mundos como plano de fundo e abre espaço para imensos furos e questionamentos sobre algumas passagens.

O que pode incomodar os mais sensíveis em “Mundos Opostos” é justamente seu teor experimental. Devido a tantas cenas que vemos de cabeça para baixo, não se estranhe caso tenha alguma vertigem durante e após a projeção. Talvez seja esse o fator que, infelizmente, fez o filme não ser tão divulgado ou apreciado.

Mundos Opostos (Upside Down)
CAN/FRA, 2012 – 107 minutos
Ficção Científica / Romance / Drama
Direção: Juan Diego Solanas
Roteiro: Juan Diego Solanas e Santiago Amigorena
Elenco: Jim Sturgess, Kirsten Dunst, Don Jordan, Elliott Larson, Heidi Hawkins, Holden Wong, Holly (I) O'Brien, James Kidnie, Jess Sherman, John Maclaren, Larry Day, Nicholas Rose, Vincent Messina
Cotação: * * *

Termômetro:
- Humor: * *
- Drama: * * * *
- Romance: * * * * *
- Fantasia: * * * * * 
- Ação / Aventura: * * *
- Policial: *
- Suspense: * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: * *
- Efeitos especiais: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário