domingo, 19 de fevereiro de 2017

John Wick - Um novo dia para matar

"John Wick - Um novo dia para matar", continuação de "De volta ao jogo", traz o bom Keanu Reeves novamente na pele do pistoleiro mais perigoso do mundo do crime. O filme amplia ainda mais a matança promovida pelo protagonista e, também, aumenta os detalhes narrativos a cerca do universo criminoso proposto pelo longa original.
 
Logo no início, é apresentado o principal argumento que faz John Wick 'voltar ao jogo' outra vez. A aposentadoria que ele havia conquistado na história anterior se deu ao executar com perfeição uma missão 'impossível' dada pelo chefe da máfia russa. Neste segundo filme, descobrimos que Wick teve a ajuda de um mafioso italiano para cumprir a tal missão. O acordo entre os dois gerou uma promissória que Wick terá de pagar para não morrer: matar a chefe da máfia italiana.
 
O roteiro encaixa bem o argumento para prosseguir com a história de John Wick. Além disso, há bons diálogos, a cordialidade e a elegância entre criminosos são sempre interessantes e o exagero de detalhes no tal universo do crime insere bom humor na trama de forma pontual. A demasia, inclusive, faz com que o longa tenha uma atmosfera utópica divertida quase 'matrixiana', principalmente pela ponta de Laurence Fishburne, como o Rei dos mendigos (o reencontro de 'Neo e Morpheus' possui diálogos que remete a "Matrix") e do poder de Winston, o personagem mainframe organizador de regras responsável pela zona neutra entre matadores e mafiosos.
 
O que importa mesmo em "John Wick" é a matança desenfreada. As cenas de ação estão excelentes! Os inúmeros tiroteios, com direito a muitos tiros à queima roupa, e as lutas otimamente coreografadas elevam o nível de violência em relação a produção anterior. As longas sequências possuem poucos cortes de câmera e isso valoriza a verossimilhança.
 
O diretor Chad Stahelski, que retorna ao cargo, ainda proporciona mais plasticidade em cena e deixa o balé com armas e lutas ainda mais bonitos. Embora seja um filme noturno e com muitos ambientes escuros, a fotografia proporciona uma luminosidade atraente, com muito neon, e as cenas são sempre nítidas. A beleza dos cenários, inclusive, hipnotiza o espectador e ajuda a aumentar o grau de tensão. Exemplo disso é o clímax que remete a "Operação Dragão".
 
Se você acha que está mais difícil se aposentar no Brasil de hoje é por que não conhece a história de John Wick! Certamente, "John Wick - Um novo dia para matar" será um dos melhores exemplares de ação de 2017.
 
John Wick - Um novo dia para matar (John Wick: Chapter Two)
2017, EUA – 123 minutos
Ação
Direção: Chad Stahelski
Roteiro: Derek Kolstad
Elenco: Keanu Reeves, Ian McShane, John Leguizamo, Ruby Rose, Bridget Moynahan, David Patrick Kelly, Franco Nero, Kenny Sheard, Lance Reddick, Laurence Fishburne, Marko Caka.
Cotação: * * * *