domingo, 6 de agosto de 2017

Planeta dos Macacos - A Guerra

Muita gente torceu o nariz quando surgiu a notícia de que haveria uma nova série de filmes baseada no clássico "Planeta dos Macacos" (1968). Não foi muito animador, tendo em vista o fracasso crítico de outras cinco produções sobre o tema que sucederam o original.

Mal sabiam os pessimistas que a nova trilogia agregaria valor ao longa de 1968 ao contar a origem do domínio símio na Terra. Em momento algum os recentes filmes tinham a pretensão de  serem melhores ou superiores ao clássico, ao contrário do remake de Tim Burton (2001) que falhou ao reinventar o enredo com um novo plot twist.

Tudo começou com "Planeta dos Macacos - A Origem" quando cientistas descobrem que a droga que pode trazer a cura para o Alzheimer é a mesmo que desenvolve a inteligência e emoções humanas em macacos. É aí que conhecemos o chimpanzé César, a cobaia de um cientista, que é domesticado e possui grandes avanços intelectuais em relação aos outros de sua espécie.

Um incidente acontece com César e faz com que ele fique preso em um local com dezenas de macacos cobaias. Nessa ocasião, ele organiza uma rebelião e foge com todos os primatas. Isso gera o primeiro conflito entre humanos e símios. Ao mesmo tempo, uma epidemia viral se alastra no planeta exterminando milhões de humanos. Os sobreviventes ou são imunes ao vírus ou acabam perdendo suas funções intelectuais.

Em "Planeta dos Macacos - O Confronto", César é o grande líder e o mais evoluído da capela formada em São Francisco, nos Estados Unidos. Ele não é a favor da guerra, mas se vê obrigado a guerrear contra o seu braço direito Koba, macaco que o trai, toma seu posto de líder e provoca uma batalha sangrenta contra os humanos sobreviventes que estão fortemente armados.

"Planeta dos Macacos - A Guerra" inicia com uma tentativa 'diplomática' de paz entre as raças. No entanto, um coronel (brilhantemente interpretado por Woody Harrelson), que lidera uma resistência humana, não aceita tal trégua e ainda causa uma tragédia na vida pessoal de César. Isso faz com que o símio tenha ódio pelos humanos e saia em uma caçada ao coronel para se vingar.

O terceiro ato da nova trilogia é de uma beleza técnica e dramática impressionante. O diretor Matt Reeves, que também dirigiu "O Confronto", passeia por vários gêneros e referências do cinema para finalizar o arco dramático de César. Tudo está em harmonia e as situações, sejam elas em momentos de tensão, na ação e no humor, aparecem de forma pontuais na tela.

Reeves conduz os dramas de César com uma sensibilidade ímpar, assim como o ritmo do longa que é ora lento no desenvolvimento de personagens ora ágil nas boas sequências de ação. A fotografia trabalha com paisagens florestais em tons escuros e de aspectos frios e melancólicos. Os enquadramentos de câmeras, principalmente quando estão em primeiro e médio planos,  destacam o visual gráfico dos macacos, que está em um nível de realismo que beira à perfeição.

Os efeitos gráficos, inclusive, dão verossimilhança à narrativa e ajudam a transcender a espetacular performance do ator Andy Serkis. Todos os seus trejeitos faciais, corporais e emocionais podem ser vistos com nitidez mesmo sob a maquiagem digital de César. Não é apenas uma simples captura de movimentos, mas uma interpretação apaixonada, convincentemente tocante e digna de Oscar.

O roteiro ainda traz, além de uma conexão satisfatória com o clássico de 1968, uma excelente reviravolta no clímax, que valoriza ainda mais a crítica social proposta pelo filme original. A metaforização da inversão de valores sobre o conceito de humanidade transforma o homem em um animal selvagem e intelectualmente fraco para resolver seus problemas de forma respeitosa e civilizada.

"Planeta dos Macacos - A Guerra" é o ponto final de uma das melhores, mais humanas e mais bem trabalhadas trilogias das últimas décadas. Certamente, será um dos melhores filmes de 2017.
 
Planeta dos Macacos - A Guerra (War for the Planet of the Apes)
2017, EUA - 140 minutos
Drama / Ficção / Ação
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Amanda Silver, Mark Bomback, Matt Reeves, Pierre Boulle, Rick Jaffa
Elenco: Andy Serkis, Judy Greer, Steve Zahn, Woody Harrelson, Aleks Paunovic, Alessandro Juliani, Amiah Miller, Chad Rook, Devyn Dalton, Gabriel Chavarria.
Cotação: * * * * *