segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Assassinato no Expresso do Oriente

Filmes que tem como protagonista um detetive com habilidades para desvendar mistérios, geralmente, são atrativos. Os dois exemplos mais fortes, e porque não populares, são Sherlock Holmes e o excêntrico Hercule Poirot, famoso por figurar nas páginas da literatura policial da escritora Agatha Christie.
 
Poirot é o protagonista do charmoso "Assassinato no Expresso do Oriente", uma das peças de sucesso da romancista britânica. A obra, originalmente publicada em 1934, ganha mais uma adaptação para o cinema. Desta vez, nas mãos do competente ator e diretor Kenneth Branagh, que também comandou "Thor" (2011) e "Cinderela" (2015).

Branagh também faz o personagem principal e o faz com muito carisma, principalmente ao reproduzir com fidelidade o comportamento metódico e a elegância de Hercule Poirot. Falando no protagonista de bigode exótico, a narrativa gira em torno de um misterioso assassinato dentro de um luxuoso trem que está preso na neve que ele se vê obrigado a desvendar.
 
Branagh usa e abusa da boa técnica para contar a história. Além do caprichado design de produção e da bela fotografia, planos plongée, plano-sequência, traveling e os diversos enquadramentos e ângulos de câmera ajudam a criar uma atmosfera misteriosa e a apresentar os diversos personagens (de elenco primoroso) com pontualidade na trama. Tudo é trabalhado para que o espectador se sinta dentro do trem, quase um ajudante de Poirot, suspeitando de todos a bordo.
 
É sempre divertido vermos os bons diálogos de Poirot e a forma como ele padroniza a linha de raciocínio para desvendar um crime. Toda essa essência foi capturada com qualidade e dinamismo por Branagh que entrega um "Assassinato no Expresso do Oriente" intrigante, com poucas falhas e com ponta para continuação.
 
Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express)
2017, EUA – 114 minutos
Policial / Drama
Direção: Kenneth Branagh
Roteiro: Michael Green
Elenco: Daisy Ridley, Johnny Depp, Josh Gad, Judi Dench, Kenneth Branagh, Michelle Pfeiffer, Penélope Cruz, Willem Dafoe, Alaa Safi, Derek Jacobi, Joseph Long, Lasco Atkins
Cotação: * * * *