domingo, 3 de dezembro de 2017

Bingo: O Rei das Manhãs

O Brasil sabe fazer cinema. O problema da maioria das produções é que elas se alienam ao formato televisivo que está entranhado em nossa cultura. Isso gera uma acomodação que faz travar o crescimento da Sétima Arte por aqui. 

Claro, houveram grandes avanços, principalmente após o período da Retomada, mas ainda somos um país das novelas e dos produtos para a TV. Os momentos de sucessos críticos e financeiros (ou apenas financeiro) do cinema tupiniquim, sem considerar a novela editada para o cinema "Os Dez Mandamentos", se resumem na 'fome' do sertão, na 'cosmética' da favela, nas comédias pastelonas e na corrupção policial.

"Bingo: O Rei das Manhãs" é uma prova de que temos um grande potencial cinematográfico a ser explorado. Em meio a discussão iniciada acima, o curioso é que o filme se baseia em um produto da televisão para ter algum êxito no cinema.

"Bingo" é inspirado na vida de Arlindo Barreto, figura que interpretou a versão brasileira do palhaço Bozo, criado pelo americano Alan W. Livingston, em 1946, e sucesso em mais de 40 países. Aqui, Bozo teve um programa infantil de grande audiência nas manhãs no SBT que durou de 1982 a 1992.

A narrativa é como se fosse uma decolagem de um avião: começa baixo, sem muita pretensão e com alguma ironia; à medida que alça voos mais altos, a história ganha uma profundidade interessante e uma dramaticidade ímpar, especialmente a partir do segundo ato. O preço da fama, envolvimento com drogas, corporativismo e relação paternal são assuntos comuns, mas bem trabalhados aqui. 
 
A segurança da direção do estreante Daniel Rezende e a atuação de Vladimir Brichta impressionam. Rezende, inclusive, é montador e já foi indicado ao Oscar de Melhor Edição por "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, em 2002. "Bingo" é um respiro de criatividade, nostalgia, estética e ousadia técnica, principalmente pela belíssima fotografia.

Bingo: O Rei das Manhãs
2017, BRA - 114 minutos
Drama
Direção: Daniel Rezende
Roteiro: Luiz Bolognesi
Elenco: Ana Lúcia Torre, Augusto Madeira, Cauã Martins, Leandra Leal, Vladimir Brichta, Domingos Montagner, Emanuelle Araújo, Fernando Sampaio, Pedro Bial, Raul Barreto, Ricardo Ciciliano, Soren Hellerup, Tainá Müller
Cotação: * * * * *